34ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (21), foi suspensa por um período para que a secretária de Educação, Dorotéa Stocco, pudesse realizar uma apresentação
A 34ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (21), foi suspensa por um período para que a secretária de Educação, Dorotéa Stocco, pudesse realizar uma apresentação, com um panorama da pasta, apresentando informações referentes ao ano vigente, 2022, bem como projetos previstos para 2023. A fala foi acompanhada da presença de muitos profissionais ligados à Secretaria Municipal de Educação, incluindo equipe técnica, diretores, professores, pedagogos e outros.
Durante a explanação da secretária, foi apresentado que a cidade possui hoje 35 escolas municipais, duas escolas especiais, dois centros de atendimento e 21 centros municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ainda, 25 escolas estaduais, sendo que 12 delas estão em dualidade administrativa, ou seja, o mesmo prédio comporta a entidade estadual e municipal. Essas instituições comportam 14.080 estudantes matriculados na rede municipal de ensino campo-larguense. Até a data da apresentação, já haviam sido matriculados 1.400 novos estudantes nos CMEIs.
Foi mostrado ainda que o transporte escolar leva 2.898 estudantes da rede municipal e 6.033 da rede estadual de ensino em suas linhas. Somente neste ano, foram distribuídos mais de 11 mil kits escolares, que são compostos desde materiais escolares até uniformes, com mochila e tênis. Para o ano de 2023 está prevista a entrega de um número maior de cadernos e a substituição da mochila por um blusão de inverno.
No Polo, destinado a cursos de nível técnico, superior e pós-graduação, há 145 estudantes matriculados. “O Polo tem uma parceira com as universidades, em que a Prefeitura Municipal faz todo o encaminhamento e neste polo, os profissionais e as pessoas da cidade de Campo Largo podem fazer cursos totalmente gratuitos necessitando passar por um processo seletivo”, completa a secretária.
A equipe de profissionais que compõem a SME é feita de 1.042 professores, 35 professores contratados por meio do processo seletivo simplificado (PSS), 180 professores educadores, 142 auxiliares de Educação Infantil, 26 auxiliares de Educação Infantil contratados via PSS e 26 atendentes de creche júnior. Ainda possui cinco analistas de esporte, 39 secretários escolares, oito colaboradores no administrativo, 87 pessoas nos serviços gerais, dois auxiliares de obra e manutenção, dois motoristas de veículo leve e um de veículo pesado, nove motoristas contratados via PSS, seis psicólogos, três fisioterapeutas e mais três fonoaudiólogos, dois terapeutas ocupacionais, um enfermeiro e um técnico em enfermagem e quatro nutricionistas. “Nossa gestão é muito forte em capacitação, sendo uma grande realidade nas mais diversas áreas de atuação da SME”, completa Dorotéa.
Neste ano, estiveram em atividade alguns projetos, desenvolvidos com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, conforme pontua a secretária. Entre eles, Projeto Minha Hortinha; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP-SEBRAE); Ministério Público do Trabalho na Escola – combate ao trabalho infantil; Projeto Ler e Pensar; Robótica Lego; Italiano; Escola em tempo Integral; Educa Trânsito; Educa Juntos; Tempo de Aprender; Circo Maker; Cultura da Infância (Educação Infantil); Arqueologia na Educação Infantil; Projeto Artista Especial; formações continuadas de profissionais; Projeto João de Barro; aquisição de parquinhos; brinquedos educativos para Educação Infantil; Implantação da plataforma Matific; trabalho em conjunto com as APMFs das instituições.
Projetos para 2023
A secretária afirmou que somente crianças que tiverem cadastradas no sistema serão chamadas para ocuparem as vagas nos CMEIs e que um novo chamamento será realizado no início do próximo ano, visto que novos espaços serão abertos. A Prefeitura realizou a locação de um novo espaço, próximo à região da Incepa, e terão mais salas de aula livres na Escola Municipal 1º de Maio, “onde estamos estudando a abertura de mais um CMEI”, conforme divulgou, e na Victor de Almeida Barbosa, que é uma cessão de uso, está sendo finalizada a obra, será mantido, oportunizando abertura de novas vagas.
Nesta sexta-feira (25), inaugura no período da tarde o CMEI Criança Esperança, no Cercadinho e com previsão para abril de 2023 a Escola Municipal Professora Doraci. Ainda nos projetos previstos para o próximo ano, a SME prevê a Escola Municipal João Santana (Hans), uma nova escola na Vila Operária – no antigo Fortez – e a escola no bairro Botiatuva, que deu início ao processo licitatório neste mês de novembro.