O objetivo do evento foi dar visibilidade à cultura dos negros e fomentar a promoção da igualdade racial no município.
O Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou no último sábado (21) o Dia da Consciência Negra, na Casa da Cultura.
O evento contou com palestra, apresentações culturais e venda de artesanatos e acessórios da cultura afro em uma programação durante todo o dia.
O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), Saul Dorval da Silva, participou da abertura do evento. Ele ressaltou a importância do Mês e do Dia da Consciência Negra e parabenizou a Prefeitura de Campo Largo por oferecer a oportunidade à população de se manifestar em datas importantes como esta.
Promoção da Igualdade - Saul também falou sobre investimentos para a promoção da igualdade racial em Campo Largo. “No próximo ano, o município vai receber recursos do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundipir), para a criação do Sistema Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Plano de Igualdade Racial. A política se dá nos municípios e a promoção da democracia e da igualdade também”, explicou Saul.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Botelho, também reforçou a importância da promoção de políticas que diminuam as desigualdades. “Esse evento permite que a gente conheça mais sobre a cultura negra, permite que a população saiba que a cidade tem o Comper e o quanto o Conselho atua nesse sentido, e para que todos reflitam sobre o racismo”, disse.
A advogada Isabella Rivabem também esteve no evento, representando o pai, o prefeito Maurício Rivabem. Maurício retornava de viagem após participar do Governo 5.0 – Sustentabilidade a Serviço da População, em Foz do Iguaçu.
Apresentações - Após a abertura, o público assistiu a uma palestra sobre a Umbanda, com os sacerdotes Cleverson Kaseker e William Gonçalves do terreiro campo-larguense Vô Francisco. Os sacerdotes explicaram sobre a religião genuinamente brasileira e desmistificaram preconceitos. A tarde, teve apresentação de capoeira e do Maculelê - dança folclórica brasileira, com raízes africanas e indígenas.
Ainda durante o evento, foi realizado o Concurso Miss Comper. Na categoria Miss Simpatia, a vencedora foi Karla Ariane de Oliveira. Na categoria Miss Infantil, a vencedora foi Sofia dos Santos Alencar e nas categorias Teen e Pré Teen, as vencedoras foram Vitória Cristina de Paula e Eduarda Gabriella Brito, respectivamente.
Consciência Negra - O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente no Brasil pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.
Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes. Atualmente, existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.