A Folha está divulgando, a cada semana, a pergunta de uma entidade representativa na cidade direcionada aos candidatos registrados a deputado estadual e deputado federal que morem na cidade.
A Folha está divulgando, a cada semana, a pergunta de uma entidade representativa na cidade direcionada aos candidatos registrados a deputado estadual e deputado federal que morem na cidade. Em parceria com a Acicla, o jornal incentiva a campanha #votecampolargo, para que os 91.307 eleitores locais avaliem as propostas e a possibilidade de eleger um representante da cidade a nível estadual e federal. Isso pela importância de trazer mais recursos e maior representatividade política para o desenvolvimento do município.
Foi realizado contato com todos os candidatos locais e segue abaixo as propostas enviadas.
PERGUNTA ENVIADA PELO SINDICATO RURAL:
Tendo em vista que a Estrada do Cerne dificilmente será asfaltada em sua totalidade, por conta de questões ambientais, quais as suas propostas para levar condições de desenvolvimento rural e fomentar a agricultura e turismo na região dos Três Córregos e São Silvestre? E para manter o jovem no campo, para que cuide da sua propriedade, quais são os seus projetos?
Christiano Puppi (Progressistas - 11025)
Não há como falar em desenvolvimento do interior do município sem falar da necessidade do término das obras da PR-090. Precisamos, sim, buscar mecanismos para que a Estrada do Cerne seja concluída, não é possível nos conformarmos com essa obra inacabada deixada de lado por tantos anos. Lutaremos até o fim para a melhoria dessa condição. Assim, a maneira pela qual podemos viabilizar tudo isso é elegendo um deputado estadual daqui do município, preparado e que tenha vontade e viabilidade para unir forças na execução e término dessa obra, o que, por consequência, vem somar e possibilitar a efetivação de projetos que mantenham o produtor rural no campo - isso inclui o jovem, também, para que ele possa escoar sua produção, abrir as portas de seu negócio para os turistas, por exemplo, e manter a ponte entre interior e centro da cidade de maneira digna e efetiva.
Doutor Renato (PTB – 14024)
É necessário investir na infraestrutura do campo, ou seja, desenvolver programas que proporcionem renda, dinheiro no bolso e expectativa de melhoria. A sucessão rural é algo extremamente preocupante, sobretudo porque a falta de continuidade dos programas aliada à falta de políticas educacionais acabam reduzindo o tempo de permanência dos jovens no campo.
É preciso fornecer políticas educacionais como cursos técnicos profissionais, ensino superior e pós-graduação, além de fortalecer políticas públicas na área da saúde, cultura, espaços para práticas esportivas, entre outras coisas.
É preciso, também, desenvolver tecnologias para agregação de valor aos produtos produzidos no campo, para aumentar a produtividade e preservar a natureza.
Prof. João Paulista (PT – 13444)
O asfaltamento dos 56 km restantes da Estrada do Cerne seria uma obra muito importante. Traria qualidade de vida aos moradores da região, facilitaria e baratearia o transporte de mercadorias, entre outros benefícios.
Se a questão é ambiental, devemos nos perguntar antes sobre o que está acontecendo hoje naquela região do interior, onde imensas áreas de florestas nativas são substituídas por outras, como o pinus, que impossibilita a fauna e flora nativas. E a quem interessa o asfaltamento (ou não).
Independente disso, a região possui um grande potencial turístico natural, possibilidades de projetos de piscicultura e fruticultura, aliado à agroindústria. O poder público tem a obrigação de fomentar projetos dessa natureza. Trabalharemos com nossos deputados federais e aliados ao governo Lula, iremos, juntamente com nossas autoridades locais em busca desses projetos. Reafirmo meu compromisso de buscar os meios para concretizar a obra de asfaltamento da PR 090, de suma importância para a região.
Sargento Leandro (Solidariedade - 77190)
Muito embora existam restrições ambientais que dificultam a pavimentação da estrada do Cerne, eu entendo que precisamos encontrar uma solução adequada para este problema, com estudos técnicos e científicos, bem como analisar as peculiaridades da região de modo que possamos realmente atestar se eventual pavimentação irá implicar em danos ecológicos. Não podemos ignorar o sofrimento do povo que reside naquela região. A deficiência de estrutura da Estrada do Cerne compromete o desenvolvimento economia da região. Uma alternativa plausível seria a construção de uma estrada ecológica, com baixo impacto ambiental. Contudo, tudo isso depende de estudos aprofundados e amplo diálogo de todas as pessoas envolvidas nesta questão.
Marcilene Soares (Republicanos – 10055)
É necessário investir na infraestrutura do campo, ou seja, desenvolver programas que proporcionem renda, dinheiro no bolso e expectativa de melhoria. A sucessão rural é algo extremamente preocupante, sobretudo porque a falta de continuidade dos programas aliada a falta de políticas educacionais acabam reduzindo o tempo de permanência dos jovens no campo. É preciso fornecer políticas educacionais como cursos técnicos profissionais, ensino superior e pós-graduação, além de fortalecer políticas públicas na área da saúde, cultura, espaços para práticas esportivas, entre outras coisas. É preciso, também, desenvolver tecnologias para agregação de valor aos produtos produzidos no campo, para aumentar a produtividade e preservar a natureza.
Jefferson Pallu (Novo – 30022)
Falar da PR 090, que na década de 50 era a principal via de escoamento das riquezas do Interior do Paraná e que com a criação da BR 277 – Rodovia do Café, ficou de lado nos investimentos e conservação, é muito delicado neste momento.
Caminhões pesados estão tornando a vida dos usuarios e visitantes insuportável nos últimos anos. Do relato de proprietários e visitantes, tornou-se caso de utilidade pública que nossos governantes não devem ter colocado no planejamento ou prioridade na sua agenda ou reservado recursos.
Como manter o jovem no campo ou fomentar a região sem antes tornar esta via ou alternativas para chegar ao nosso interior. O povo clama por ajuda e uma forma de aplicar uma pavimentação correta, nas restrições ambientais.
Sou solidário e acompanho este processo há pelo menos 2 anos. Não quero somente neste momento de campanha e angústia do nosso povo do Interior defender ou fazer demagogias em que a coisa pode ser resolvida rapidamente, pois não vai sem planejamento e representação.
Nascido no interior, quero lutar na ALEP pelo projeto de melhorias da PR 090 em Campo Largo, Rumo ao Novo Futuro.
Jean Naiser (Agir - 36036)
Há a necessidade urgente, hoje, de se fazer uma discussão ampla e profunda quanto ao asfaltamento da Estrada do Cerne. Toda e qualquer proposta aqui colocada para levar o desenvolvimento para a região e manter o jovem no campo irá recair nesse ponto crucial que é o acesso, transporte e escoamento de produtos. Vimos nesses dias de chuvas, caminhões, ônibus e carros atolados causando um transtorno na vida dos usuários. Com o advento do 5G, facilitar o acesso à tecnologia permitirá aos jovens, que permanecem na área rural, buscar formação e conhecimento de como trabalhar a terra e reduzir o êxodo rural, uma realidade muito triste. Criar mecanismo de estudo de viabilidade, escola itinerante, análise do solo para o plantio, infraestrutura e promover discussões sobre a agricultura familiar, turismo rural e como implementá-las pode ser o caminho para o progresso da região. Facilitar o trabalho, aumentar a produtividade e a lucratividade em uma área produtiva, por exemplo, são os objetivos centrais do jovem que quer permanecer no campo. A permanência dele estaria vinculada à realização de um projeto produtivo desenvolvido de forma individual ou em conjunto com o grupo familiar, sobretudo, quando se tratam de famílias com acesso à terra.
CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL
André Gabardo (Podemos – 1908)
Uma das demandas dos moradores do nosso interior é a regularização do corte de pedra, muitas famílias têm essa atividade como única fonte de renda. Precisamos de iniciativas para formalizar essas pessoas para que possam trabalhar com tranquilidade.
O agronegócio deve ser uma prioridade, através de incentivos fiscais e linhas de crédito com juros baixos. Além disso, é preciso melhorar a estrutura das estradas, através do envio de emendas, para facilitar o transporte dos produtos e atrair mais turistas.
Daiana Klemtz (AGIR - 3666)
Instituir rotas turísticas na região, enaltecendo a beleza do nosso interior e dando destaque aos produtores. Criar no município circuitos de caminhadas na natureza, corridas de montanha, cicloturismo onde os participantes passem por propriedades, conheçam as mesmas e adquiram seus artigos de cultivo e/ou produção, além de pousadas e cafés coloniais. Se não temos asfalto, temos condições de manter a estrada muito bem conservada (Araucária, na região metropolitana, comprova que isso funciona na prática, haja vista, as excelentes estradas rurais que possui). Com isso, o jovem do campo já tem possibilidades de crescimento e de manter-se na região. Contudo, outra ação conjunta a ser realizada, para que ele não migre para a cidade, é facilitar a capacitação do mesmo criando/construindo uma escola técnica rural dando maiores condições para ele executar suas tarefas.
Capitão Alves (PSDB - 4590)
Nosso projeto principal para manter o jovem no campo e, além disso, melhorar a condição familiar, seria a criação de uma linha de crédito especial a juros baixos e subsidiados para o fomento do turismo rural, uma vez que aquela região tem vocação turística muito grande, faltando apenas capacitação e manejo sustentáveis, sendo criado através de emenda parlamentar curso específico nessa área e parcerias sólidas com órgãos e/ ou instituições conceituadas para este fim.
Gustavo Strapasson (PSC - 2055)
Eu entendo que o asfaltamento da Estrada do Cerne é sim viável e deve ser visto como meio de desenvolver a região dos Três Córregos e São Silvestre.
A estrada tem potencial para se tornar a principal rota alternativa ao pedágio e opção secundária de acesso de mais de trezentos municípios do interior do Paraná (incluído Foz do Iguaçu) à Capital e ao Litoral. Para viabilizar seu asfaltamento, minha proposta seria estabelecer uma parceria com a Itaipu Binacional para realocar as torres da linha de transmissão elétrica que estão sobrecarregando a APA da Escarpa Devoniana ao longo do percurso em troca de recursos compensatórios. A empresa já viabilizou essas compensações em outras regiões do Estado. O asfaltamento fomentaria o turismo rural e melhoraria o escoamento da produção hortifrutigranjeira. Para dar condições aos jovens continuarem no campo, proponho a criação de uma cooperativa que regule a atividade dos cortadores de pedra, que é fonte de renda de muitas famílias da região.