Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 09:48:38
Geral

Santa Cruz em festa

10-09-2010

Santa Cruz em festa na formatura do curso de Jovem Agricultor Aprendiz.

Santa Cruz em festa

10-09-2010

Dezenas de famílias de agricultores da região de Santa Cruz participaram da solenidade de formatura da primeira turma do Curso Jovem Agricultor Aprendiz, na última sexta-feira (03). A festa foi realizada no salão da igreja, com a presença dos secretários de Desenvolvimento Rural, Lino Petry e da Educação, Norton Nori Pooter, além de representantes do Sebrae, Senar e Emater, parceiros no projeto.
    Os 25 jovens formandos do curso Jovem Agricultor Aprendiz, passaram os últimos meses estudando técnicas agrícolas, com professores do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), conhecendo os métodos modernos de aproveitamento do solo e quais as culturas mais rentáveis para a região. O trabalho é inédito, na região, e tem por objetivo capacitar os jovens que vão herdar as terras, para que possam tirar o melhor proveito delas.
    Certificados
    Além dos jovens, que receberam diplomas e já estão frequentando o segundo estágio do projeto, o de Agricultura Orgânica, foram entregues aos agricultores adultos que participaram do Curso de Agricultura Orgânica, outro trabalho executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Senar, Sebrae e Emater. Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Lino Petry, os certificados entregues nesta ocasião são muito importantes para os agricultores e para a agricultura da região.
    Todos esses eventos, que vêm sendo desenvolvidos no interior do Município, já estão dando retorno. Muitos dos agricultores que participaram dos cursos, já estão produzindo alimentos sem agrotóxicos, que são vendidos diretamente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com resultados positivos para toda a região. Lino disse que é um trabalho que precisa continuar, para que o campo produza mais e gere renda para os agricultores. "Só assim nós valorizamos mais, o agricultor, criando condições para que eles invistam mais, nas suas propriedades e seus filhos não abandonem o campo", disse Lino.
    Gilmar Pinto da Costa, chefe do escritório da Emater, em Campo Largo, parceiro do projeto, destacou a importância da presença dos entes públicos, no interior do Município. "Há muito tempo essa presença era reclamada e os resultados que estão sendo colhidos, com tão pouco investimento, é uma prova de que devemos investir mais", explicou.
    Também participaram da festa Maria Izabel Guimarães, coordenadora do Sebrae para a região e Luiz Guilherme, coordenador do Senar.