Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 09:32:55
Geral

Escola Municipal Vereador José Andreassa

10-09-2010

Escola de Campo Largo conquista meta do IDEB projetada para 2017

Escola Municipal Vereador José Andreassa

10-09-2010

Dividindo a mesma área física com a Escola Municipal Vereador José Andreassa, a Escola Estadual José Ribas Vidal, do Cercadinho, em Campo Largo, acaba de conquistar a meta do IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 4,7, projetada para acontecer somente em 2017, destacando-se entre todas as escolas do Estado, como a que mais cresceu em 2009. É uma conquista importante, principalmente para uma escola que funciona em apenas três salas de aula, emprestadas pelo Município.

"Estamos orgulhosos e felizes, pela conquista, foi uma superação muito grande e um prêmio pelo trabalho que estamos desenvolvendo aqui", disse a diretora da escola, Janine Castagnoli. Na Prova Brasil de Língua Portuguesa, a escola atingiu a média de 269,48 pontos, uma diferença de 23% sobre a média de 2005 (217,18). Em Matemática, em 2005, a escola obteve a média 223,90, que subiu para 230,22 em 2007 e para 262,32 em 2009.

IDEB

Mas a conquista mais festejada pela escola foi a pontuação no IDEB, que em 2005 era 3,2, passou para 3,6 em 2007 e, em 2009 atingiu a marca de 4,7, meta projetada somente para 2017. A diretora da escola, Janine Castagnoli acredita que há uma interação entre a escola e a comunidade. "As ações realizadas pela Secretaria de Educação e pela gestão da escola foram fundamentais para melhorar os resultados da aprendizagem e o nível acadêmico dos alunos e aumentar o índice do IDEB e o melhor foi que o plano de ação pedagógico envolveu toda a comunidade escolar", explica.

"Nosso trabalho é coletivo e envolve professores, pais e alunos, em diversas atividades, como reuniões com os pais, palestras com os alunos para alertar sobre a importância dos estudos, a semana cultural, visitas a museus, além do trabalho de interdisciplinaridade, que facilita a visão do todo", conta a diretora. Segundo ela, as atividades aproximaram pais, professores e alunos. "Os alunos passaram a confiar e admirar os professores, ficaram mais interessados nas aulas e melhoraram o rendimento escolar", explica.

Espaço

Sobra competência, mas falta espaço e, por esse motivo, a escola está ameaçada de desaparecer, porque o prédio que ocupa pertence ao Município, onde funciona a Escola Municipal Vereador José Andreassa. A Secretaria Municipal da Educação já pediu para que as três salas de aula que a escola estadual utiliza, sejam desocupadas para ampliar a oferta de vagas aos alunos do ensino básico (1ª à 4ª séries). "Estamos aguardando a compra uma área, no bairro, para que o Estado construa uma nova escola para nós. Existe uma parceria entre o Município e o Estado, para viabilizar esta obra", disse a diretora.

A Escola Estadual José Ribas de Vidal tem, hoje, apenas 172 alunos, nos dois turnos, mas poderia ter mais de 600, uma vez que a maioria dos jovens residentes no bairro, que frequentam as classes de 5ª à 8ª séries, estudam em outras escolas do Município, como a João XXIII, na Rondinha, distante mais de três quilômetros de casa, ou a Augusto Vanin, no Jardim Rondinha, do outro lado da BR-277. Há jovens que estudam até mesmo em escolas localizadas no centro de Campo Largo. Em todos os casos, os estudantes têm que enfrentar longas jornadas de Transporte Escolar ou um longo e também perigoso percurso, à pé no caso da Rondinha ou do Jardim Rondinha.

A Reportagem da Folha conversou com alguns pais de jovens residentes no Cercadinho, que não estudam na escola José Ribas Vidal, por falta de vaga. Para a maioria deles, o problema seria resolvido facilmente se o Governo do Estado construísse uma nova escola, ou um bloco especial, na própria área da escola municipal. Enquanto isso não acontece, eles continuam sem poder estudar numa das melhores escolas públicas do Estado, bem perto de casa.