Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 12:36:09
Opinião

O Estado está sem comando

10-09-2010

O Brasil atravessa um momento delicado da sua organização social e política.

O Estado está sem comando

10-09-2010

O Brasil atravessa um momento delicado da sua organização social e política. Nós, os brasileiros, não podemos dizer que vivemos num País seguro, onde as leis funcionam, onde as autoridades têm o comando da situação, qualquer que seja ela. Nossas fronteiras são violadas dezenas, centenas de vezes, todos os dias, por traficantes de drogas, contrabandistas de armas e de mercadorias. Quem nos garante que não entram, também, terroristas internacionais? É só olhar para a Torre de Babel que é a Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, e o espantoso volume de drogas e contrabando que passam de lá para cá e daqui para lá, sem que as autoridades consigam apreender nem dez por cento do total.

Há anos estamos convivendo com a frouxidão das leis, da falta de saneamento básico, de hospitais, de postos de saúde que funcionem. Segurança? Onde? Nem mesmo em nossas casas estamos seguros. A qualquer momento podemos ser assaltados por gangues que não respeitam ninguém, nem mesmo a Polícia, se é que a Polícia que temos tem condições de nos proteger. E nos culpam, dizem que não devemos reagir, que devemos entregar tudo aos bandidos.
Não temos Segurança. E o Estado, onde está? O Estado está viajando, conhecendo países de todos os continentes, posando de salvador do mundo, dando conselhos, lições sobre assuntos que não domina. O Estado não sabe nada, não viu nada, e todos que o criticam, estão contra as "conquistas" que ele diz, foi ele quem conquistou. Não entende ou parece não entender, que a raiz de todas estas conquistas está numa decisão inteligente, de 1994 (a URV e o Plano Real) que ele, o todo-poderoso chefe do Estado, foi contra.

Onde estão as nossas estradas, as nossas ferrovias, nossos portos e aeroportos? Onde está o dinheiro dos impostos que pagamos? O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, atingindo índice de quase 50% de tudo o que é produzido pelos brasileiros, mas nós, os contribuintes, não recebemos nada por isso. Se precisarmos de médico, temos que pagar. De estradas, temos que pagar. De Segurança, temos que pagar.

Onde estão os sanguessugas, os mensaleiros, os beneficiários dos dólares nos pacotes, nas caixas de papelão, nas cuecas? Onde estão os corruptos? Porque o Estado não consegue puní-los, prendê-los e fazer com que eles devolvam cada centavo roubado? Nós, o povo, sentimos que, ao que parece, o nosso atual chefe de Estado está mais preocupado em garantir a perpetuação da sua própria equipe no poder, do que fazer o seu trabalho de garantir, como a Constituição manda, Segurança, Saúde, Educação, Moradia e Trabalho para toda a população. A sensação que temos é de que vivemos num País sem comando!