Até o dia 04 de abril deste ano deve ser apresentado um projeto executivo de mudanças importantes a serem implantadas na região central para melhorar a mobilidade urbana
Até o dia 04 de abril deste ano deve ser apresentado um projeto executivo de mudanças importantes a serem implantadas na região central para melhorar a mobilidade urbana. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Puppi durante a reunião com os comerciantes - principalmente da Rua Marechal Deodoro - realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo - Acicla.
Os comerciantes reivindicam que retornem as vagas de estacionamento ao lado esquerdo da Rua Marechal Deodoro e argumentam que a mudança tem prejudicado muito as vendas, como também tem aumentado a falta de segurança. Em contrapartida, o prefeito apresentou números que mostram o crescimento de Campo Largo, como também medidas que estão sendo tomadas para melhorar toda a região central.
O vice-presidente da Acicla, Bruno Boaron, falou em nome dos comerciantes, explicando que eles estão insatisfeitos desde setembro do ano passado com a mudança e cobram uma posição. Apontam o número de acidentes devido ao aumento do fluxo de veículos e velocidade com que transitam, a redução de vagas especiais e inclusão de vagas de ambulantes, a preocupação com a queda nas vendas que chega a 20% em algumas empresas e já gera demissões, falta de vagas para estacionar que é uma reclamação dos clientes, como também que a Marechal deveria ser via calma, um local de passeio e acesso ao comércio, que não deveria ser binário. O comércio chegou a iniciar um abaixo-assinado que em quatro dias chegou a mil assinaturas, de pessoas que apoiam essas reivindicações.
Marcelo Puppi destacou que estão sendo asfaltadas diversas ruas da região central para maior mobilidade e revitalizando locais que há anos não recebiam melhoras. Como também asfalto em alguns bairros, facilitando o acesso ao Centro. Reforçou que muitas medidas são tomadas de acordo com o Plano Diretor, que por cinco anos foi discutido e em sua gestão foi o momento da execução do mesmo, e que já estão sendo contratados o Plano de Mobilidade Urbana e obras de acessibilidade.
Pediu aos comerciantes que a discussão fosse retomada assim que o projeto executivo contratado seja finalizado, o qual apresentará os pontos necessários de mudanças para melhor mobilidade urbana no município. A data prevista para entrega deste documento é dia 04 de abril. Com isso, efetivamente poderão discutir e propor as melhorias antes que a Lei seja implementada. Adiantou que na fase em que for apresentado o Plano serão realizadas três Audiências Públicas para ouvir toda a população. Entre as melhorias deve ser contemplada a Av. Arlindo Chemin, com asfalto e provável mudança no sentido para se tornar um binário, permitindo que a Marechal seja uma via calma, mas o que precisa ainda ser estudado e definido após o projeto.
Quanto ao número de acidentes, Marcelo diz que levantou dados com a GM e PM que mostram que os registros de trânsito e principalmente o número de atropelamentos reduziram significativamente. Sobre a queda nas vendas diz que o incomoda bastante saber desta situação dos comerciantes na Marechal, mas apontou que acompanhava com o presidente da Acicla, Edson Ribeiro, os dados da campanha de Natal e que na época falava-se uma estimativa de aumento de 20% nas vendas no comércio em geral. Também reforçou com a informação de que em dezembro de 2018 foi arrecadado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS mais de R$ 5 milhões, sendo que em 2019 esse valor superou R$ 7 milhões, o que representa um significativo aumento na arrecadação das empresas.
A contratação do Estar Digital também foi lembrada pelo prefeito como melhoria para o Centro, mas principalmente a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública, o Ciosp, que já está em estágio avançado, com câmeras que começaram a ser instaladas.