Na próxima segunda-feira (17), Campo Largo já deve passar a ter o Estar Digital, com o qual pelo celular será possível pagar o estacionamento do veículo e renovar do próprio aparelho
Na próxima segunda-feira (17), Campo Largo já deve passar a ter o Estar Digital, com o qual pelo celular será possível pagar o estacionamento do veículo e renovar do próprio aparelho. Para quem não utiliza celular ou não quer baixar o aplicativo, ainda pode comprar crédito digital em um ponto de venda autorizado.
O credenciamento das empresas interessadas aconteceu até o dia 27 de janeiro. Foram habilitados 13 pontos, entre comércio e entidades sem fins lucrativos, que serão divulgados na próxima semana. Nesta semana, esses locais ainda estão recebendo as máquinas para utilização dessa nova ferramenta. Esses pontos disponibilizarão uma plataforma tecnológica ligada ao gerenciamento do estacionamento rotativo e onde será possível (como no aplicativo) quitar irregularidades, comprar um período de estacionamento, adquirir ou recarregar crédito, ver um extrato e fazer impressão.
Por ser gerenciado por aplicativo, gera uma grande economia de papel, dos cartões que não precisam mais ser impressos. Atualmente o Brasil é um dos únicos países que utilizam blocos de papel para notificações e validações no trânsito. Trata-se de uma solução sustentável e que deve gerar uma economia considerável aos cofres públicos. O diretor da empresa criadora da plataforma, Antônio Carlos de Sá, afirma que o sistema também auxilia a fiscalização, gerando uma eficiência de até 85%. “Sem o uso dos talões de papel, o sistema de fiscalização tem um incremento substancial, gerando agilidade no processo e uma transparência muito maior ao cidadão, pois todo o sistema é integrado e conectado. Atualmente, com o uso de talões, a eficiência fiscalizatória não chega a 20%”, diz Antônio.
O diretor conta, ainda, que através de estudos realizados pela plataforma, de cada 10 vagas, apenas 1,5 vaga consegue ser monitorada em tempo real através do sistema via blocos de papel. Ou seja, a automatização do estacionamento rotativo pode gerar à fiscalização um aumento de eficiência em até quatro vezes, beneficiando a democratização das vagas de estacionamento rotativo; a segurança do trânsito, com a detecção de infrações; e até mesmo à segurança urbana com o rastreamento de veículos clonados e roubados.
A Estar Digital é uma startup com sede em Curitiba e hoje está presente em Araucária, Campo Largo, Guarapuava e Ponta Grossa. Essa plataforma tem ganhado bastante repercussão pela tecnologia envolvida que tem proporcionado bastante facilidade e avanço.
Internet
Como toda mudança, o processo ainda gera dúvidas nos usuários. Inicialmente o formato atual será mantido, a medida que aos poucos vão acostumando com a nova plataforma. Uma das maiores dúvidas é o que fazer se não tiver o aplicativo, não tiver crédito no celular para usar internet ou até mesmo quem não utilize celular. Nesses casos, os pontos de venda estarão habilitados para dar esse suporte e inclusive será possível pagar com cartão de crédito ou débito, o que antes não era possível. Também será possível comprar uma ativação do bônus automático pela internet ou na sede do órgão de controle local para autorizar a ativação para 30 minutos de uso. “Quando o agente fiscalizador checar a placa do veículo, o sistema automaticamente informará que este é um veículo habilitado e o valor referente aos 30 minutos daquela vaga será descontado. Vale lembrar que o usuário deve manter um crédito igual ou superior ao valor de 30 minutos e que o uso da vaga não exceda o tempo de 2 horas”.