O objetivo é resolver os problemas de infiltrações, rachaduras, entre outros, que têm por toda a Igreja, mas com uso de técnicas para se preservar todas as características, que são originais
A festa da padroeira de Campo Largo teve como destaque o projeto de reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. Tobias Ponk Machado é o arquiteto especializado em restaurações sacras que está como responsável pelo projeto da Igreja Nossa Senhora da Piedade. Estão sendo avaliados o piso, paredes, forro, telhado; estrutura da cobertura, sinos e torres; como também parte elétrica, para então se levantar custos e cronograma de execução.
O objetivo é resolver os problemas de infiltrações, rachaduras, entre outros, que têm por toda a Igreja, mas com uso de técnicas para se preservar todas as características, que são originais. Um vídeo produzido por meio de scanner 3D, feitos com drones com inteligência artificial, foi mostrado aos fiéis para detalhar os pontos que estão sendo avaliados e o projeto será finalizado até o início de junho.
No dia 02 foi realizada a tradicional festa em louvor à padroeira e nem mesmo a chuva não desanimou os fiéis a participarem das comemorações. Apenas a missa que estava programada para ser realizada na Praça da Matriz foi celebrada dentro da Igreja pelo Padre Chiquito e quatro diáconos, com participação de pessoas até para fora da Igreja.
O Padre Chiquito enfatizou à Folha a boa parceria com o Poder Público, que garantiu melhor estrutura ao evento, com palco maior, qualidade de som, cerimonial, além de eventos relacionados. Mesmo com a chuva fina o ato cívico foi realizado, com o prefeito municipal e presidente da Câmara dos Vereadores.
Neste dia foi realizado o descerramento da placa comemorativa ao projeto “Piedade Rumo aos 200 anos em 2026”, através do qual será restaurada a Igreja assim como era originalmente, além de realizar diversas melhorias estruturais que são necessárias. O pároco comentou que os fiéis têm aceitado bem esse novo desafio, que exige coragem pela grandiosidade e será realizado como fruto da força da comunidade. O projeto ainda está em andamento e vai ser finalizado final de maio ou início de junho deste ano, com todos os levantamentos necessários, para então começar a sair do papel. O padre ainda comenta que o pessoal está curioso e ansioso por esta novidade.
Também valorizou a festa a nova imagem de Nossa Senhora da Piedade, um novo andor que foi abençoado no início do novenário – o qual foi muito positivo pela participação dos fiéis. A imagem será utilizada na Novena Perpétua em março. A Banda da Polícia Militar do Paraná esteve presente na celebração com 35 policiais e a regência da maestrina 1º Sargento Silvana R. da Silva, ainda a Banda Arca da Aliança, da Igreja, e a cantora lírica Kátia Santos.
O pároco ainda destacou que o sorteio do Fiat Argo movimentou a festa e estimulou a participação dos campo-larguenses. Muitos comemoraram junto com o ganhador, que foi o Daniel Legroski, o qual acabou de completar 18 anos, está tirando a carteira e com muita sorte agora já terá o carro para usar.
Exposição
Junto às celebrações, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Campo Largo desenvolveu uma exposição artística dentro da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. São 39 painéis produzidos pelos alunos das escolas municipais que remetem à história e cultura da cidade, como a louça e porcelana, por exemplo.
A exposição “Campos, Cantos, Contos e Encantos de Campo Largo”, em parceria e idealização conjunta com o ICEN (Instituto Cecílio Elias Netto), também contemplará outro projeto: o lançamento de um livro sobre a história do município, com lançamento marcado para o primeiro semestre desse ano, em comemoração aos 150 anos de emancipação política do município, em 23 de fevereiro de 2021.