Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 12:39:40
Geral

Campo-larguense em 1º lugar em Torneio de Laço no 33º Rodeio Internacional de Vacaria

Amanda Rossa (24) vem se destacando no cenário nacional, mas sua mais recente conquista é o título de campeã do Laço de Prenda na raia de 20 metros

Campo-larguense em 1º lugar em Torneio de  Laço no 33º Rodeio Internacional de Vacaria

Laço Comprido é o esporte preferido da jovem campo-larguense Amanda Rossa (24). Por meio dele vem se destacando em cenário nacional e sua mais recente conquista é o título de campeã do Laço de Prenda na raia de 20 metros, realizado no 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, com o qual até foi premiada com uma moto 0Km. Ela disputou pela Hipismo Clássico e Rural com outras 180 participantes de diversos locais.

Ela já tem o título de campeã brasileira de Tiro de Laço, é ganhadora do Braço de Ouro, entre tantos outros. “Uma menina que desde pequeninha está andando a cavalo. Começou com a vaca parada treinando laço e hoje já lança em boi de verdade e a cavalo. Ela representa nossa cidade de Campo Largo com todos os títulos que já tem, mais de 500 troféus e é muito importante agora essa conquista no Rodeio Internacional de Vacaria”, declara orgulhosa a mãe Norma de Fátima Benatto Rossa, que junto com o marido José Renato Rossa dão total apoio à Amanda, a qual é formada em Engenharia de Produção.

Ela viaja pelo Brasil competindo e continua neste evento em Vacaria, o qual teve início no dia 1º de fevereiro e termina apenas no domingo (09). Esse Rodeio é considerado a maior festa tradicionalista gaúcha e um dos maiores da América Latina, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande. Participam cerca de dez mil competidores em todas as programações - considerando as danças tradicionais, laço e gineteada (montar e permanecer sobre um cavalo pelo máximo de tempo que conseguir ou até que o sino soe). Foram cerca de dez cavalgadas até Vacaria.



Amanda
Em novembro de 2017 a Folha publicou matéria contando um pouco sobre Amanda, na época como a atual campeã brasileira de Laço Prenda, título conquistado no Mato Grosso do Sul, após ter conquistado o título paranaense dois anos antes. Em um rodeio só para mulheres no Rio Grande do Sul, com 230 participantes, teve conquistas individuais, em dupla e quinteto.
Com 05 anos de idade ela começou a laçar com cavalete, que é parado, só para treinar o movimento. Começou a se apaixonar por laço por sempre ver o pai, José Renato, participando dos campeonatos. Passou a laçar em cavalo aos 08 anos e desde então sua paixão pelo esporte só aumenta, tendo sido reconhecida nas competições.