A quinta-feira (23) foi de reconhecimento para dois colégios estaduais de Campo Largo, na Secretaria de Educação do Estado do Paraná
A quinta-feira (23) foi de reconhecimento para dois colégios estaduais de Campo Largo, na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Os diretores Ramiro de Oliveira Junior e Elizane Zanlorensi Sprea, representando os colégios São Pedro e São Paulo e João XXIII (respectivamente), receberam uma premiação pelo desempenho apresentado por seus alunos na Prova Paraná Mais.
No ano de 2019 o Governo do Estado enviou para os colégios a Prova Paraná, que foi realizada em quatro edições, sendo a primeira diagnóstica e as outras demais fases, sendo a quarta uma prova substitutiva para do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saep), chamado Prova Paraná Mais.
O Colégio Estadual São Pedro e São Paulo se destacou, conquistando o primeiro lugar nas turmas de 9º ano e 3º ano do Ensino Médio. “O prêmio sempre é de extrema importância, independente da avaliação de outras pessoas. Houve muitos questionamentos a respeito desta prova, algumas pessoas chegaram a acusar de vigilância, porém, quando o aluno faz algo e traz um retorno, um reconhecimento, é sempre de extrema importância, não só para o Colégio, que visa o ensino, mas também para os professores e também para os alunos. É um reconhecimento que vem pelo conjunto de trabalho realizado”, diz Ramiro, diretor do colégio.
Ramiro conta que o CESPSP sempre vem se destacando em avaliações e premiações que são promovidas. Conta que no último Ideb a instituição ficou entre os primeiros de Campo Largo, se destaca também nas avaliações propostas pela Secretaria de Educação do Estado, sendo esse um mérito conjunto. “Isso é fruto do trabalho dos professores, da equipe diretiva, pedagógica, administrativa e de todos os colaboradores, bem como de todos os alunos, que se dedicam a aprender”, reforça.
O diretor retrata ainda que o colégio recebe auxílio da comunidade, pais, professores e demais colaboradores e também do Governo do Estado. “A infraestrutura ainda é bastante precária. Existe um projeto dentro do Governo do Estado para construção de novas salas de aulas no nosso colégio, porém, nós esperamos ainda todo o trâmite governamental, que acaba sendo bastante burocrático. Mas para 2020, acreditamos que essas salas serão construídas. E eu luto sempre para a construção da quadra de esportes também, que sempre acaba ‘esbarrando’ em alguma questão. Nós, do CESPSP, estamos sempre lutando para melhoria do colégio que atende toda a comunidade do Ferrari, especialmente”, destaca.
O Colégio Estadual João XXIII recebeu a premiação pelo avanço significativo que os alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram na média de proficiência da Prova Paraná Mais em relação ao ano de 2018. “O prêmio é importante, pois reconhece o trabalho de toda equipe do Colégio na busca de uma educação de qualidade, uma vez que os números são consequência da luta diária dia professores, pedagogos, direção e funcionários no estímulo aos estudantes para darem o seu melhor. Neste prêmio, o reconhecimento especial às professoras Luciana e Midiane, de Língua Portuguesa, e Regina de Matemática, uma vez que estas foram as disciplinas avaliadas”, diz a diretora Elizane.
Ela explica ainda que essa foi a primeira vez que o João XXIII recebe este reconhecimento. Além deste destaque, no ano passado o colégio foi campeão nos Jogos Escolares - Fase Municipal, nas modalidades Futebol Feminino B e Masculino B, o que os levou a participar da Fase Regional. “Fomos reconhecidos com a disponibilização de uma turma de treinamento esportivo no contraturno escolar para esse ano de 2020”, revela a diretora.
Elizane diz ainda que o colégio vem evoluindo cada vez mais e, segundo a diretora, os esforços não param para conseguir uma estrutura física melhor e o objetivo maior, que é a cobertura da quadra esportiva. “Além da verba estadual que é passada para nós, recebemos também ajuda de uma pessoa, para conseguir melhorar ainda mais nosso trabalho. Para o ano de 2020 teremos além do projeto da horta escolar, horários de treinamentos em contraturno, um projeto de reforço escolar buscando melhorar a aprendizagem dos estudantes também será desempenhado, pois o objetivo de trabalho para 2020 é fortalecer o vínculo família e escola, a autoestima e focar na Aprendizagem. Tudo isso só possível porque contamos com uma equipe de trabalho de excelentes profissionais, comprometidos e dedicados ao Colégio, além de estudantes e familiares que acreditam no trabalho por nós desenvolvidos”, finaliza.