Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 12:38:03
Geral

Grupo Malucelli construirá grande aeroporto de cargas e jatos em Balsa Nova

O aeroporto será um dos maiores do Brasil, com investimento que passa de R$ 400 milhões,
sendo fundamental para atrair empresas de grande porte para a região

 

Grupo Malucelli construirá grande  aeroporto de cargas e jatos em Balsa Nova

Um projeto bem pensado que vem pelo menos desde 2012. Naquele ano a Folha publicou matéria com o empresário Joel Malucelli, que anunciava a pretensão de construir um Aeroporto de Carga e Executivo em São Luiz do Purunã, Balsa Nova. Na época, ainda faltava negociar a compra de 20% da área do futuro empreendimento, o que neste período foi concretizado.

A Agência Nacional de Aviação Civil já autorizou, em 2018, a construção do Aeroporto JMalucelli no local, para transporte de cargas aéreas e jatos executivos. Nesta semana foi informado que o projeto está sendo elaborado pelo escritório de arquitetura PJJ Malucelli, responsável pela ampliação e reforma dos aeroportos Afonso Pena e de Guarulhos. Assim que finalizado, será encaminhado para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente para conseguir a liberação ambiental e então, após aprovado, entra a fase de captação de recursos - incluindo parceiros no exterior, grandes empresas internacionais de logística aérea e bancos brasileiros de investimentos. Com isso, deve ser divulgado um prazo para a construção do mesmo.

Sendo importante para Campo Largo, pois torna-se ainda mais atrativa para empresas de grande porte, o aeroporto ficará a cerca de 46Km de Curitiba e cerca de 54Km de Ponta Grossa, potencializando o crescimento de toda a região, que precisa de melhor infraestrutura e logística para todo o Brasil e pensando em exportação.

Segundo divulgado por Pedro Ribeiro, no Paraná Portal, a área total é de 3,6 milhões de m2, terá 3.680 metros de comprimento de pista por 63 metros de largura (maior que do Afonso Pena), com 39mil m2 de área construída de edificações (armazenagem, hangar e terminal de passageiros), além de contar com via de acesso de 8Km interligando as rodovias 376 e BR-277. Serão R$ 402 milhões em investimentos. “O novo aeroporto será edificado para cobrir deficiências no transporte de cargas aéreas, já que o Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, é, hoje, limitado para pouso e decolagem de grandes aeronaves. O atual aeroporto de Curitiba, o mais moderno e eficiente do Brasil em transporte de passageiros, precisa construir uma pista maior para aterrissagem e decolagem de grandes aeronaves de carga.  Para a construção da terceira pista, teria que desapropriar mais de 200 casas, o que gera um custo muito alto de investimento.”