Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 02:08:14
Geral

Lançamento do projeto de restauração da Igreja Matriz será no dia da festa à padroeira

Nova imagem de Nossa Senhora da Piedade, em andor maior, passará a ser usada a partir do dia 02

Lançamento do projeto de restauração da  Igreja Matriz será no dia da festa à padroeira

Uma comemoração aos 200 anos da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Assim está sendo vista e projetada a restauração da Igreja Matriz para celebrar esse aniversário que será em 2026. Assim, a execução do projeto está sendo planejada para os próximos seis anos. A placa de lançamento será descerrada no próximo dia 02 de fevereiro, Dia da Padroeira de Campo Largo, Nossa Senhora da Piedade.

O pároco Pe. Valdirlei Augusto Chiquito, campo-larguense, explica que é um projeto de restauro a longo prazo, com obra que deve ser iniciada em junho deste ano. Neste momento está sendo concluído o projeto com todas as necessidades da Igreja, com avaliação de piso, paredes, forro, telhado; estrutura da cobertura, sinos, torres; como também parte elétrica, para então se levantar custos e cronograma de execução.

“A Igreja nunca foi realmente restaurada, só intervenções mais pontuais, emergenciais”, comenta o Padre. O objetivo é resolver os problemas de infiltrações, rachaduras, entre outros, que têm por toda a Igreja, mas com uso de técnicas para se preservar todas as características, que são originais. Por isso a contratação de arquiteto especializado em restaurações sacras, o Tobias Ponk Machado. Segundo o Padre Chiquito, apenas não está original o piso onde fica o presbítero e a sacristia, que estão avaliando para voltar ao original. Detalha que foi elevado um degrau com outro material e que embaixo desse patamar há um porão que está todo intacto.
Um vídeo com imagens produzidas por meio de scanner 3D, feitos com drones com inteligência artificial, foi mostrado aos fiéis no último final de semana, mostrando mais detalhadamente todas as partes da Igreja e pontos que estão sendo avaliados.

Festa da padroeira
A festa segue o estilo de todos os anos, mas buscando valorizar ainda mais que se trata de uma festa da cidade, não só religiosa. O objetivo é envolver toda a cidade e aproximar-se mais do espaço cível, como explica o pároco. “Queremos trabalhar mais a espiritualidade com a devoção da padroeira da cidade”, completa.

A novena  – quando acontece a bênção das velas - termina um dia antes para já iniciar a parte festiva, no dia 1º de fevereiro. Como aconteceu no ano passado e com grande participação dos fiéis, neste ano será realizada a procissão luminosa e silenciosa nesse dia. “Ano passado já foi muito bonita”, declara.  Com saídas às 21h da Praça do Museu, a procissão segue até a Igreja Matriz, com momento mariano e consagração dos fiéis.
No dia 02 a festa será ampliada, pois entre todas as capelas a única missa será às 10h em frente à Igreja Matriz. Seis capelas trabalhando para ser só uma festividade. Padre Chiquito diz que a missa será mais elaborada, mais animada e com a esperada bênção de velas.

A comemoração no dia 02 se inicia uma hora antes da missa campal, às 9h, com ato cívico com presença do prefeito municipal, presidente da Câmara Municipal, padre e hasteamento das bandeiras. O almoço está sendo vendido com antecedência e a festa também será marcada pela tradicional tarde com show de prêmios e às 18h sorteio do carro da Ação entre Amigos, como também outros prêmios.

Nova imagem
No início da novena, nesta quinta-feira (23), o Dom Celso abençoou a nova imagem de Nossa Senhora da Piedade. Padre Chiquito diz que a usada até então era menor e que agora a nova é maior e com mais realce. Será usada em andor de 1m x 0,80m tanto na procissão como em ocasiões específicas a partir de então.
Depois da festa da padroeira será lançada uma novena Perpétua Nossa Senhora da Piedade com novo formato, nas quartas-feiras, momentos em que também serão usadas esta nova imagem. O pároco ressalta que a imagem peregrina nunca é a original.

Programação: