Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 01:27:19
Geral

Placas antigas dos carros ainda podem ser mantidas

Muitas pessoas ficaram com dúvidas em relação à notícia de que a partir de 31 de janeiro é obrigatório o uso de placas veiculares no padrão Mercosul.

Placas antigas dos carros  ainda podem ser mantidas

Muitas pessoas ficaram com dúvidas em relação à notícia de que a partir de 31 de janeiro é obrigatório o uso de placas veiculares no padrão Mercosul, se era necessário trocar a placa antiga do carro. A partir desta data todos os Estados brasileiros passam a fabricar somente a nova, o que já acontece desde dezembro de 2018 no Paraná. A medida foi anunciada em 2014 e somente agora será implantada em todo o País.

Segundo Luciano Maria da Fonseca, de empresa de emplacamento, há muitas pessoas questionando sobre a decisão, que na verdade continua a mesma aqui no Paraná, mas explica que agora todos os Estados seguem a mesma resolução a partir do dia 31 de janeiro. Ele afirma que os veículos com placas antigas podem permanecer com as mesmas.

A necessidade de mudança de placa para identificação de veículo no padrão Mercosul, de acordo com a Resolução do Contran nº 780, de 26 de junho de 2019, é que a partir de fevereiro é obrigatória em todo o Brasil  “nos casos de primeiro emplacamento do veículo; substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa; mudança de município ou de Unidade Federativa; ou em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira”. Essa situação já acontece no Paraná. Para transferência de veículo dentro do mesmo Município é opcional a troca da placa.

O custo da placa reduziu significativamente no ano passado, porque, por decisão do Contran, novos fabricantes e fornecedores puderam entrar no mercado, viabilizando, assim, custos mais baixos para os estampadores.

Placas
As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai, em breve começarão a valer também no Paraguai e na Venezuela. A identificação é feita com quatro letras e três números - sendo na cor preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Todas com fundo branco e um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade.