Após já terem realizado um curso de treinamento para ocuparem a função, iniciam os trabalhos os novos conselheiros tutelares de Campo Largo. A posse oficial foi realizada no auditório da Prefeitura às 9h des
Após já terem realizado um curso de treinamento para ocuparem a função, iniciam os trabalhos os novos conselheiros tutelares de Campo Largo. A posse oficial foi realizada no auditório da Prefeitura às 9h desta sexta-feira (10).
Após duas eleições para definição dos eleitos – já que a primeira foi cancelada pelo Ministério Público -, ainda há uma liminar na Justiça que suspende - até julgamento - a posse de um dos eleitos, o Antonio Amorim Costa. Contra ele há uma denúncia ainda no período de campanha antes da eleição, de que teria alguma ação irregular, o que ainda está sendo julgado. Mesmo com expressiva votação, sua posse foi suspensa até definição da Justiça, o que deve acontecer em março deste ano. Até lá, toma posse e assume o conselheiro Hugo Vinicius Veronez.
Além dele, assumem Eliezer Leal, que foi o candidato mais votado, Pamela Oliveira, Nicole Castagnolli e Sonia Carlotto. Os conselheiros têm como responsabilidade zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, assegurados pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e demais leis infraconstitucionais.
Eliezer é radialista, pertence à Igreja Assembleia de Deus e uma de suas propostas de campanha era tornar mais positiva a visão das pessoas em relação ao trabalho exercido no Conselho, sem medir esforços para buscar o direito das crianças e adolescentes.
Hugo é integrante da Igreja Bola de Neve, na qual realiza projetos sociais com crianças e fala sobre a necessidade de respeitar e educar as crianças, como também atender seus anseios e direitos. Como uma solução a elas, vê que deve ser dado o exemplo. Pamela já realiza trabalho social com crianças e famílias há seis anos. Quer ser bem atuante na prevenção de problemas, principalmente com relação ao abuso infantil.
Nicole é advogada e na campanha disse que a eleição era para definir conselheiros que trabalhassem para proteger as crianças, como também compreendê-las e agir com responsabilidade social. Sonia já era conselheira e foi reeleita, com objetivo de dar continuidade ao que vem desenvolvendo, destacando que a experiência é muito importante para um trabalho mais efetivo, como também é fundamental o amor pelo que faz.
Certificação
Todos os conselheiros já receberam certificados. Inclusive Antonio também participou, caso possa vir a assumir assim que decidido na Justiça. O treinamento incluiu palestras de conselheiro tutelar que já passou por três gestões, de Campina Grande do Sul, e do promotor Dr. Rodrigo Brasiliano. Com carga horária de 12 horas, também tiveram conhecimento sobre o uso do sistema nacional onde têm que lançar todos os dados dos atendimentos realizados.
Para a certificação também realizaram um treinamento de 12 horas de gestão de processos, com o qual passaram a ter conhecimento do fluxo de trabalhos do Conselho e a organizar a rotina de trabalho.