Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 04:30:14
Geral

Enem

02-09-2010

Justiça faz hoje 2ª audiência do caso de roubo do Enem. Serão ouvidas cinco testemunhas do caso.

Enem

02-09-2010

A Justiça Federal em São Paulo realiza nesta quinta-feira (2) a segunda audiência do processo contra os acusados pelo roubo das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ocorrido em 2009.

Serão ouvidas cinco testemunhas do caso a partir das 14h no Fórum Criminal Ministro Jarbas Freitas Nobre, na capital paulista. A primeira audiência aconteceu no dia 18 de agosto. Quatro das 11 testemunhas foram ouvidas.

Os depoimentos foram acompanhados pelos réus do caso - Felipe Pradella (considerado o mentor do crime); Marcelo Sena e Filipe Ribeiro (ex-funcionários terceirizados que atuavam na Gráfica Plural, de onde a prova vazou); Gregory Camillo (DJ responsável por tentar vender o exame para a imprensa junto com Felipe Pradella) e o empresário Luciano Rodrigues. Eles não serão ouvidos hoje.

O vazamento veio à tona após dois homens tentarem vender o Enem para a imprensa, incluindo o R7, por R$ 500 mil. O MEC (Ministério da Educação) cancelou a prova e mudou sua data para dezembro (inicialmente o exame seria aplicado em outubro).

Entenda o caso

A Justiça Federal aceitou no final do ano passado a denúncia por violação de sigilo funcional e corrupção passiva contra os cinco acusados de vazar a prova do Enem. Foi rejeitada, porém, a acusação de peculato - furto praticado por servidor público cuja pena varia de 2 a 12 anos.

Caso os acusados sejam condenados, a pena por violação de sigilo funcional varia de 2 a 6 anos de prisão. Já a de corrupção passiva, de 2 a 12 anos. Felipe Pradella também está sendo processado por extorsão (4 a 10 anos de detenção).

Fonte: R7 notícias