30-08-2010
O MSC Musica, que deixa a Europa em outubro, terá como roteiro: Veneza, Dubrovnik, La Valletta, Málaga, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
30-08-2010
A alta temporada de cruzeiros começa, oficialmente, em outubro. Mas enquanto o verão e os transatlânticos não chegam por aqui, é possível embarcar nas chamadas "viagens de travessias". A ideia é aproveitar os pacotes mais baratos dos navios que precisam deixar o hemisfério Norte para vir ao Brasil no fim do ano. Em muitas companhias, o 2.º passageiro viaja de graça.
Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas, Abremar, explica que, como esses navios precisam retornar de um hemisfério a outro, os preços são muito favoráveis, mas tudo depende do transatlântico. Um casal, por exemplo, que embarca na Espanha com destino ao porto de Santos, em uma viagem que dura 16 dias, pagaria a partir US$ 829 (R$ 1.473) com tudo incluído, exceto bebidas alcoólicas.
"Outra vantagem além do preço é que os navios ficam mais vazios e os hóspedes têm mais espaço para curtir todas as atrações ofertadas. É uma viagem para um público mais específico, que curte a navegação do cruzeiro e quer se afastar de aeroportos lotados", acrescenta o presidente da Abremar.
Há companhias que colocaram os roteiros à disposição com um ano de antecedência, mas ainda há vagas para quem quer aproveitar as travessias. Claro que quanto antes é feita a reserva, maiores são as opções de roteiros e os descontos podem ser mais vantajosos. "A dica é sempre ficar atento à data de início e término da temporada brasileira, que é o período quando ocorrem as travessias. Inclusive, como as escalas dos navios nos destinos são curtas e o turista não consegue aproveitar o destino em sua totalidade, algumas companhias costumam fazer parcerias com redes de hotéis para oferecer hospedagem, a preços exclusivos, a quem deseja conhecer e aproveitar melhor a cidade. É uma forma de incentivar a pessoa a conhecer o local e não somente passar por ele", explica o representante da Abremar.
Fonte: gazeta do povo