Domingo às 11 de Maio de 2025 às 11:01:43
Geral

Hora de aproveitar os cruzeiros de travessia

30-08-2010

O MSC Musica, que deixa a Europa em outubro, terá como roteiro: Veneza, Dubrovnik, La Valletta, Málaga, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Hora de aproveitar os cruzeiros de travessia

30-08-2010

A alta temporada de cruzeiros começa, oficialmente, em outubro. Mas enquanto o verão e os transatlânticos não chegam por aqui, é possível embarcar nas chamadas "viagens de travessias". A ideia é aproveitar os pacotes mais baratos dos navios que precisam deixar o he­­misfério Norte para vir ao Brasil no fim do ano. Em muitas companhias, o 2.º passageiro viaja de graça.
Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Re­­pre­­sentantes de Empresas Ma­­rítimas, Abremar, explica que, como esses navios precisam retornar de um hemisfério a outro, os preços são muito favoráveis, mas tudo depende do transatlântico. Um casal, por exemplo, que embarca na Es­­panha com destino ao porto de Santos, em uma viagem que dura 16 dias, pagaria a partir US$ 829 (R$ 1.473) com tudo incluído, exceto bebidas alcoólicas.

"Outra vantagem além do preço é que os navios ficam mais vazios e os hóspedes têm mais espaço para curtir todas as atrações ofertadas. É uma viagem para um público mais específico, que curte a navegação do cruzeiro e quer se afastar de aeroportos lotados", acrescenta o presidente da Abremar.

Há companhias que colocaram os roteiros à disposição com um ano de antecedência, mas ainda há vagas para quem quer aproveitar as travessias. Claro que quanto antes é feita a reserva, maiores são as opções de roteiros e os descontos podem ser mais vantajosos. "A dica é sempre ficar atento à data de início e término da temporada brasileira, que é o período quando ocorrem as travessias. Inclusive, como as escalas dos navios nos destinos são curtas e o turista não consegue aproveitar o destino em sua totalidade, algumas companhias costumam fazer parcerias com redes de hotéis para oferecer hospedagem, a preços exclusivos, a quem deseja conhecer e aproveitar melhor a cidade. É uma forma de incentivar a pessoa a conhecer o local e não somente passar por ele", explica o representante da Abremar.

 Fonte: gazeta do povo