Domingo às 11 de Maio de 2025 às 12:20:09
Geral

Tiro de Guerra comemora o Dia do Soldado

27-08-2010

Para comemorar o Dia do Soldado, o Tiro de Guerra realizou na última quarta-feira, dia 25, uma solenidade em sua sede, no Parque Cambuí.

Tiro de Guerra comemora o Dia do Soldado

27-08-2010

Para comemorar o Dia do Soldado, o Tiro de Guerra realizou na última quarta-feira, dia 25, uma solenidade em sua sede, no Parque Cambuí, com a formatura dos atiradores e a premiação do 1º Concurso Literário. De acordo com o Comandante do Tiro de Guerra, Subtenente Artur Carvalho Gonsalves, o evento foi realizado com o objetivo de fortalecer o significado da data comemorativa e reforçar a cultura patriota, através da integração com a comunidade.

Cerca de 50 atiradores participaram da formatura geral, com o juramento da bandeira nacional, o desfile e a entrega das boinas. As instruções continuam até o dia 30 de novembro, quando será entregue a carteira de reservista. "A partir de setembro eles estarão nas ruas realizando um serviço de trânsito, com o controle de distúrbios e o controle e bloqueio de estradas", afirma o comandante. Uma homenagem especial foi realizada para os expedicionários campo-larguenses Alberto Augusto e Benedito Querino de Andrade, que não puderam estar presentes, e também Felix Novak, que participou da solenidade, inclusive da entrega das boinas aos atiradores.

Crianças da terceira e quarta série de aproximadamente 10 escolas municipais da cidade participaram do Concurso Literário, produzindo uma redação sobre o Dia do Soldado e os dez melhores textos foram premiados. Para promover o conhecimento sobre o trabalho realizado pelo exército, além da produção de redações, todos os participantes do concurso receberam a cartilha "recrutinha", com informações sobre o exército brasileiro e o meio ambiente.

Quem passou pelo Tiro de Guerra durante a manhã pode conferir também a exposição de materiais bélicos, como munições, fardamentos e os bjetos de comunicação e engenharia utilizados pelo exército, trazidos pela equipe do 20º Batalhão de Infantaria Blindada, de Curitiba.

O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de agosto, em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias, que nasceu nesta data, no ano de 1803. Ele é o patrono do exército brasileiro e teve uma importante participação no comando de tropas brasileiras, agindo como pacificador durante conflitos da consolidação da Independência. Também participou de outros movimentos importantes, como a Revolta da Balaiada, a Guerra dos Farrapos e a Guerra do Paraguai.