27-08-2010
Porcelanas Schmidt muda a Diretoria e transfere administração para Campo Largo.
27-08-2010
Mais de um ano depois do início da Recuperação Judicial do grupo, acionistas minoritários da Porcelanas Schmidt se uniram a Inge Peper, viúva de Arthur Schmidt, e a outros sócios, e dissolveram parcialmente o Acordo de Acionistas firmado em abril de 1986, que havia unificado as três fábricas, de Pomerode S/C, Campo Largo PR e Mauá, S/P, e eleito Walter Schmidt presidente. Com a dissolução do Acordo, no último dia 17 de agosto, Walter Schmidt perdeu o apoio da maioria dos acionistas e, consequentemente, a Presidência do Grupo.
Os novos acionistas assumiram a Administradora Schmidt S/A e elegeram um novo presidente, um dos sócios minoritários do grupo, Martin Heinz Schmidt, para administrar a empresa. No próximo dia dois de Setembro, já sob nova Administração, a Schmidt realizará, na unidade de Campo Largo, uma Assembleia Geral dos acionistas, que deverá consolidar as decisões já tomadas e iniciar o processo de recuperação da empresa. A nova Diretoria deverá anunciar o aporte de novos recursos e o pagamento imediato de todas as dívidas trabalhistas, bem como retorno da produção.
Mudanças
Uma das mudanças que estão sendo decididas pela nova Diretoria da Porcelanas Schmidt, é a transferência para Campo Largo, da Administração do Grupo, que o acordo anterior havia transferido para Mauá, em São Paulo.
Também deverá retornar para Campo Largo, o setor de Decoração, que igualmente havia sido transferido para Mauá. Outra das mudanças será o funcionamento independente das três unidades, Pomerode, Campo Largo e Mauá.
A nova Diretoria da empresa publicou, nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União e no jornal O Estado do Paraná, Edital convocando os acionistas para a
Assembleia Geral extraordinária, a realizar-se no dia dois de Setembro, às 8 horas, na sede da empresa, na Avenida Porcelanas, no Itaqui. O edital, assinado pelo novo presidente, Martin Heinz Schmidt, informa que a Ordem do Dia tratará da destituição da Diretoria, Reforma do Estatuto com a constituição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, com suas respectivas funções e competências, Participação da Companhia em Grupos de Sociedades, Eleição dos novos membros dos Conselho Administrativo e Conselho Fiscal, Aprovação do Estatuto Social consolidado, com as novas alterações. Por fim, a Assembleia tratará de outros assuntos de interesse da Companhia.
Funcionários
Possivelmente devido às mudanças que se processam na Administração da empresa, nenhuma das promessas dos antigos administradores, para com os funcionários, nem mesmo o pagamento dos salários de julho, foram honrados.
Os novos administradores, certamente deverão assumir e honrar esses compromissos, a partir do dia dois de Setembro. Estão em atraso os salários de Julho, o adiantamento de Agosto, todos os demais beneficios dos dois meses, estão vencendo os salários de Agosto, o PIS, que deveria ter sido pago no início do mês, além do FGTS de muitos funcionários.
Na manhã desta quinta-feira (26), um grupo de 42 funcionários da unidade de Campo Largo, que entregaram documentos ao Sindicato da categoria para entrar com pedido de Rescisão Indireta, não tiveram êxito, pelo não comparecimento de representantes da empresa para a conciliação. Desta forma, eles resolveram entrar diretamente na Justiça Trabalhista, com o processo de Rescisão Indireta, com pedido de Liminar para a liberação imediata da Carteira de Trabalho, para que possam procurar novo emprego.
Osiris Vitor Marcon, representante do Sindicato Patronal, estava no Sindicato dos Trabalhadores e se disse decepcionado pela não resposta da empresa, no tratamento com os funcionários.
Assembleia
A pedido dos novos administradores, o Sindicato dos Trabalhadores convocou uma Assembleia Geral para a manhã desta sexta-feira (27), na portaria da unidade de Campo Largo, às sete horas da manhã. O presidente do Sindicato, Paulo Andrade, adiantou à Reportagem da Folha que espera que os novos administradores da empresa, se apresentem e informem diretamente aos funcionários as mudanças que estão acontecendo. "É um fato novo, uma nova esperança, já que nós não temos tido sorte, com as promessas dos antigos administradores. Esperamos que as mudanças tragam injeção de novos recursos, para a revitalização da empresa", disse o sindicalista.
A Porcelana Schmidt é a maior fabricante da América Latina e uma das maiores do mundo. A porcelana produzida pela Schmidt, em Campo Largo, é reconhecida em todo o mundo pela sua alta qualidade, bom gosto e singularidade. A empresa detém aproximadamente 50% do mercado brasileiro de porcelana fina de mesa e exporta grande parte da sua produção, principalmente, para Estados Unidos, Argentina, Itália e Inglaterra.