Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 05:29:02
Geral

Plataforma de jovem campo-larguense apresenta crescimento de 1000%

Campo-larguense, nascido e criado em São Silvestre, interior de Campo Largo, Hendrik Machado (29) é uma das mentes por trás do aplicativo Pontomais, um dos destaques econômicos no cenário nacional, pois conseguiu um

Plataforma de jovem campo-larguense apresenta crescimento de 1000%

Campo-larguense, nascido e criado em São Silvestre, interior de Campo Largo, Hendrik Machado (29) é uma das mentes por trás do aplicativo Pontomais, um dos destaques econômicos no cenário nacional, pois conseguiu um crescimento de 1000% de 2016 para 2017.

“Sou filho de servidores públicos municipais, mãe professora e pai motorista, ambos da Prefeitura de Campo Largo. Estudei nos colégios de São Silvestre, no Nicolau Moraes de Castro e Professor Aloísio, onde conclui o ensino fundamental, último nível que havia até então na localidade. Com 14 anos precisei sair da casa dos meus pais, que ficaram no interior, para morar na cidade em busca de continuar meus estudos. Iniciei o curso de Técnico em Contabilidade pela antiga Escola Técnica, hoje UTFPR, ao mesmo tempo cursei o Ensino Médio no Colégio Primeiro Centenário. Ainda moro em Campo Largo, no bairro Águas Claras”, detalha Hendrik, casado e pai de uma menina de 07 meses.

Logo após terminar o Ensino Médio, Hendrik iniciou o curso de Ciências Contábeis. Durante o curso, começou a trabalhar em um escritório de contabilidade, no qual percebeu o quão trabalhoso era controlar o horário dos seus trabalhadores. Esse foi o seu primeiro contato com o controle de ponto horário.

Pontomais
O empreendedor define o Pontomais como uma plataforma de registro e tratamento de ponto de colaboradores totalmente online. Para utilizar o sistema de ponto, o cliente paga uma mensalidade pelo serviço, que varia de acordo com a quantidade de funcionários e através da plataforma pode integrar um relógio-ponto. Caso a empresa não tenha o equipamento, os colaboradores poderão efetuar a marcação usando um computador, tablet ou smartphone – a localização é registrada via GPS. “Atendemos hoje qualquer segmento e tamanho da empresa. Temos clientes que controlam desde a sua empregada doméstica até empresas com milhares de colaboradores”, explica.

Hendrik conta que o aplicativo Pontomais nasceu de uma spin off – quando uma empresa nasce dentro de outra - de uma empresa de relógio de ponto tradicional. “Conheci o projeto ainda na arquitetura e desde o início me apaixonei pelo negócio, com fácil relacionamento com investidores do mercado, apresentamos ao primeiro investidor anjo, que já comprou a ideia. Depois disso foi só trabalhar e fazer acontecer. Iniciamos a operação em setembro de 2015 e lançamos o produto em março de 2016. Estamos completando dois anos esta semana”, conta.

A startup curitibana é administrada por três sócios. O crescimento despertou interesse da imprensa nacional para a plataforma. De 2016 para 2017 o aumento na adesão do uso foi de 1000%. “Ficamos extremamente felizes, pois sabemos que a economia não estava acelerada neste ano e mesmo assim tivemos um crescimento expressivo. Sem dúvida a aceitação do mercado foi melhor do que imaginávamos e alguns acontecimentos ajudaram, como Reforma Trabalhista, permitindo trabalhos intermitentes, jornadas flexíveis e etc. A partir de 2018 as empresas estão obrigadas ao E-social o que fez também com que a tecnologia seja cada vez mais necessária nas organizações”, diz.

Próximos passos
A intenção dos CEOs da plataforma é torná-la líder no mercado e mudar a forma como se pensa o mercado dos pontos eletrônicos, por meio da inovação disruptiva, mostrando que é possível ter um serviço de qualidade sem necessitar de equipamentos caros. A próxima meta a ser batida é de 16 mil empresas da plataforma até o final do ano, conseguindo um faturamento de R$ 4 milhões, traçando uma progressão na mesma proporção para os próximos dois anos e expandir para 100 mil usuários até 2020. “Hoje são mais de 11 mil empresas cadastradas na plataforma, administrando mais de 65 mil colaboradores pela nossa ferramenta.Todo nosso crescimento não está atrelado apenas ao meu trabalho, mas de todo um time fantástico que me ajuda a construir a Pontomais, pra mim é maior ativo que temos hoje. Valorize sua equipe e eles te levarão aonde você jamais chegaria sozinho”, orienta.

Finalizando a conversa, Hendrik dá um conselho aos empreendedores. “Sugiro aos jovens empreendedores que busquem uma mentoria, que tem o foco em avaliar as oportunidades e criar formas de resolver problemas. Assim que encontrarem um mentor, precisam ter ciência que ele terá pouco tempo, então façam as melhores perguntas e que levem ao crescimento do seu negócio. Outro ponto importante é validar a ideia antes de apresentar a um investidor, já sabemos que a execução é muito mais importante que a ideia, nenhum investidor quer investir em ideia, mas em um trabalho realizado. Pense na junção de ideia, execução e equipe, sozinho não fazemos nada.”

Demais funcionalidades
Tanto os usuários quanto os gestores vão poder consultar indicadores de presença, atrasos, bancos de horas e ausências pelo app.

O aplicativo envia notificações automáticas para o seu celular, informando se você esqueceu de bater o ponto, se há jornadas incompletas, ocorrências ainda não corrigidas, entre outros.

O app também pode ser uma forma de os gestores acompanharem os horários de equipes móveis, colaboradores terceirizados, funcionários home office e domésticas. Além do horário, o gestor tem acesso à localização do colaborador no momento da marcação.

Você pode fazer correções, solicitar abonos e até enviar imagens de declarações e atestados via app. O gestor vai receber essas informações e aprová-las ou não, também pelo celular.