O objetivo principal do projeto foi despertar o olhar estético para a arte pública da cidade e consequentemente para a valorização da mesma
Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Desembargador Clotário Portugal realizaram uma intervenção artística na escadaria da Praça João Antonio da Costa, ou Pracinha do Sagrada, colocando azulejos pintados à mão pelos próprios alunos, nos degraus. A iniciativa teve inspiração nas Escadaria de Selarón, no Rio de Janeiro.
Os alunos tiveram orientação da professora Silvia Marchewski, que trabalhou o tema “Arte Pública – um olhar da escola para a cidade”. “Foram desenvolvidas várias atividades dentro do tema Arte Pública e o trabalho final foi a intervenção nas escadarias da praça, que foi escolhida pelos alunos. Eles criaram os motivos para a decoração dos azulejos e um grupo executou a pintura durante as aulas”, conta Silvia.
Segundo a professora, o objetivo principal do projeto foi despertar o olhar estético para a arte pública da cidade e consequentemente para a valorização da mesma. “Ao participar do trabalho de intervenção na sua cidade, o aluno muda o olhar e sente-se cidadão participativo e responsável por ela”, finaliza.