Cuidados com a saúde física e mental estarão na pauta das palestras que ocorrerão durante a semana, na 21ª Semana de Prevenção de Acidentes
A Companhia Campolarguense de Energia – COCEL deu início na manhã segunda-feira, 27, a mais uma edição de sua SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Cuidados com a saúde física e mental estarão na pauta das palestras que ocorrerão durante a semana.
Durante a solenidade de abertura do evento o diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, ressaltou que a conscientização é essencial para a prevenção de acidentes. “Cabe à empresa fornecer todos os equipamentos e as orientações necessárias para reduzir ao máximo o risco de acidentes, mas depende da consciência de cada um colocar em prática o comportamento seguro” – resume Chemin.
Leila Adriana Netzel, gerente da Divisão de Recursos Humanos e presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), ressalta que mesmo o trabalho com eletricidade sendo de altíssimo risco, os trabalhadores da Cocel raramente sofrem acidentes devido ao treinamento intenso e constante. “A prevenção precisa estar presente no dia a dia, pois qualquer descuido pode ser fatal. Treinamentos e ações para conscientização sobre segurança são essenciais e precisam ser constantes” – completa Netzel.
O cuidado com a saúde mental dos trabalhadores vem ganhando destaque a cada ano, uma vez que estresse e depressão atingem um número cada vez maior de pessoas. Netzel conta que a empresa precisa estar atenta também à saúde mental e buscar colaborar na redução do risco de doenças - “é um problema de saúde grave que chega a causar o afastamento dos trabalhadores do trabalho e perda da produtividade, afeta o trabalhador de várias formas e é difícil de ser tratado”.
Uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no início deste ano coloca o Brasil como país com maior prevalência de ansiedade no mundo – 9,3% dos brasileiros sofrem desta doença. A depressão afeta 5,8% dos brasileiros e 4,4% da população mundial.