O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil começou a enviar, no último dia 16, alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e começou a funcionar em junho, como projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018, iniciando pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Para receber os alertas de ocorrências de chuvas de granizo, tempestades e vendavais, os usuários precisavam responder, com o número do seu CEP, a mensagem que foi enviada pelas operadoras telefônicas entre os dias 16 e 20 de outubro. Caso não tenha recebido a mensagem, é possível se cadastrar enviando um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem.
O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. Atualmente, já são enviados alertas por SMS aos gestores municipais e à rede estadual de Defesa Civil, além dos cinco municípios que já tinham o serviço cadastrado.