O rezoneamento pouco mudará aos eleitores na prática, pois os locais de votação continuarão os mesmos
As zonas eleitorais de todo o Paraná foram reorganizadas, em cumprimento à Resolução 23.520/2017 do Tribunal Superior Eleitoral. Com isso, todos os eleitores de Campo Largo ficam na 9ª Zona Eleitoral e a 182ª ZE continuará abrangendo Balsa Nova e ainda inclui eleitores de Campo Magro.
O rezoneamento pouco mudará aos eleitores na prática, pois os locais de votação continuarão os mesmos. Denílson Schmitt dos Santos, chefe de Cartório da 182ª ZE-PR, explica que Campo Largo tem 85 mil eleitores, sendo que, destes, 40 mil faziam parte da 182ª. Esses 40 mil eleitores passarão para a 9ª ZE, mas não precisarão alterar o título nem refazer o cadastro, pois os locais de votação continuam o mesmo. A mudança é mais uma questão interna. “O TRE decidiu evitar gastos e burocracia”, completa.
A maior mudança será para os eleitores de Campo Magro, que passam a fazer parte da 182ª ZE junto com Balsa Nova. Até a próxima sexta-feira, 27 de outubro, eles poderão fazer os títulos em Almirante Tamandaré, como de costume. Entre os dias 28 e 05 de novembro não serão realizados novos títulos e a partir do dia 06 os eleitores de Campo Magro, assim como já acontecia com Balsa Nova, passam a ter como base o Fórum Eleitoral localizado em Campo Largo para novos títulos e alterações. Passam a ficar na 182ª cerca de 33 mil eleitores.
A princípio o Fórum em Campo Largo continuará com o mesmo número de funcionários, apesar de atender um maior número de eleitores e passar a realizar mais uma eleição, a de Campo Magro.
Denílson ressalta que quem já tem título e está regular não precisa fazer outro título, pois o mesmo continuará válido. O Fórum Eleitoral está localizado na rua Francisco Xavier de Almeida Garrett, 1345, e fica aberto das 12 às 19 horas (ônibus linha Partênope ou Cívica).