Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:50:26
Geral

Criança de dois anos enfrenta câncer raro na cabeça

O campo-larguense Erick Moisés Miguel luta desde março contra um raro câncer na cabeça, chamado Carcinoma do Plexo Coroide.

Criança de dois anos enfrenta câncer raro na cabeça

Apenas dois anos e cinco meses, mas já com uma grande história de vida. O campo-larguense Erick Moisés Miguel luta desde março contra um raro câncer na cabeça, chamado Carcinoma do Plexo Coroide.

A luta de Erick começou quando sua mãe, Marcela Miguel, levou ele ao médico depois dele sentir dores típicas de queda no “bumbum”. O médico disse que em relação àquela situação não tinha com o que se preocupar, mas que seria necessário realizar alguns exames no menino, já que ele apresentava alguns sintomas, como tremores.

A investigação prosseguiu até o câncer ser descoberto. Desde então ele faz tratamento no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Já passou por duas cirurgias - uma no dia 15 de maio e outra sete dias depois - para a retirada do tumor, e agora segue com as quimioterapias,  tratamento que segue por cinco anos.

“As quimioterapias acabam provocando reações muito fortes e há necessidade de usar muitas fraldas, pomadas contra assaduras e lenços umedecidos. Também é preciso de muito álcool em gel (70) para esterilização da casa e dos objetos que o Erick precisa usar, como pratos, talheres, copos. Ele usa máscaras descartáveis”, conta a amiga da família, Angela de Oliveira.

Moram somente o menino e a mãe em uma casa simples no Cristo Rei e a mãe não trabalha para dedicar-se somente a cuidar do filho. A casa, recentemente, recebeu pintura nova, doação de alguns amigos, mas ainda precisa de alguns móveis novos. “Precisa ter muito cuidado por causa da imunidade dele, então seria ideal trocar os móveis da casa”, diz Angela.

Para ajudar a família, o Amigos do Erick, uma união de 18 pessoas, está organizando uma rifa solidária, um café colonial e um bazar, com valores arrecadados passados totalmente para a mãe do menino.

O bazar será realizado no dia 07 de outubro, no Espaço Verde, uma chácara próximo à antiga Lorenzetti. Estarão à venda produtos novos, como roupas e calçados, de marcas boas e com etiqueta, para público masculino, feminino, infantil e bebê a preços bastante acessíveis, além de alguns eletrodomésticos e acessórios para cozinha. No local também haverá cantina e cama elástica para as crianças.

No mesmo dia será realizado o sorteio da rifa solidária, que já está sendo vendida pelas  organizadoras do evento por R$ 5,00. Entre os prêmios da rifa estão um par de alianças, kit de cosméticos, dois rodízios em pizzaria, batedeira, liquidificador, espremedor de frutas, todos doados por colaboradores da campanha e comércios de Campo Largo. São um total de 20 prêmios e 600 números disponíveis para compra. O café colonial será promovido pela Lu d’Lu no dia 27 de outubro.

Para realizar doações de fraldas, pomadas, lenços umedecidos, álcool gel e máscaras ou participar da rifa, basta entrar em contato com a Angela pelo telefone (41) 99519-7328. Existe a possibilidade de buscar as doações na casa do doador. As doações em dinheiro podem ser feitas diretamente da conta destinada somente para esse fim, em nome de Erick Moisés Miguel, Caixa Econômica Federal cp 3493.013.8284-0.