Campo Largo foi uma das três cidades paranaenses escolhidas para receber, nesta segunda-feira, 4 de setembro, a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria, importante símbolo de patriotismo aos campo-larguenses. A solenidade de entrega começa em Curitiba, quando o comandante geral da Polícia Militar do Paraná entregará ao comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, de Campo Largo, capitão Alves, a Centelha que será transportada com escolta policial até a cidade.
Ao chegar à cidade, a Centelha será entregue pelo comandante militar ao prefeito Marcelo Puppi, solenidade que está marcada para as 16 horas, no gabinete do prefeito. Nesse momento o prefeito acenderá a “Pira”, que marcará o recebimento do Fogo Simbólico da Pátria, pelos campo-larguenses.
Ainda como parte da solenidade, o capitão Alves entregará ao prefeito Marcelo Puppi a Medalha da Independência, honraria que é entregue aos prefeitos que recebem a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria.
No final da solenidade, o prefeito entrega a Centelha novamente ao capitão Alves, que a levará até o quartel da 3ª Cia., onde acenderá outra pira. No dia seguinte (05), terça-feira, às 16 horas, o Comando da 3ª Cia. fará chegar o Fogo Simbólico ao Comando do Corpo de Bombeiros, onde uma pira será acesa até o dia seguinte, 6 de setembro, quando em nova carreata será entregue no comando da Guarda Municipal.
Ali novamente uma pira será acesa, permanecendo até a manhã do dia Sete de Setembro quando, às 8h45min., entrará na Avenida do Centenário, e será novamente entregue ao prefeito Marcelo Puppi, a quem caberá o acendimento da Pira, para a abertura do desfile em comemoração à Independência do Brasil. No final do desfile será realizada a cerimônia inversa, quando a chama da pira é apagada.