Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:28:11
Geral

Campo Largo poderá implantar em breve ensino de Italiano na Rede Municipal

Campo Largo poderá implantar em breve ensino de Italiano na Rede Municipal

O Cônsul Geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa, visitou Campo Largo na tarde da última segunda-feira (21), trazendo um presente do Governo Italiano para a cidade. O diplomata informou que o Ministério das Relações Exteriores do seu País está interessado no ensino do idioma italiano moderno, aos descendentes de italianos de Campo Largo. Hoje, os descendentes de italianos falam o velho dialeto do Vêneto, perdido na Itália mas ainda muito popular no Sul do Brasil.

A proposta agradou o prefeito Marcelo Puppi, também descendente de imigrantes italianos, que ficou feliz em poder oferecer na Rede Pública Municipal de Campo Largo a língua oficial moderna do país. Pela proposta, o Governo da Itália fornecerá material didático e um instrutor de língua italiana, para formar os professores locais. Inicialmente, três escolas teriam o ensino do idioma - uma no Ferraria, outra na Rondinha e uma na região da Colônia Campina.

Oportunidade
O Cônsul da Itália disse que os jovens campo-larguenses descendentes de italianos, ao se tornarem fluentes no idioma, e ao conquistarem sua cidadania italiana, terão maiores oportunidades de participar de intercâmbio para sua formação ou aperfeiçoamento profissional na Itália. E adiantou que o seu País, um dos mais industrializados do mundo, estaria de portas abertas para receber esses jovens estudantes.

Marcelo autorizou a secretária municipal da Educação, Dorotéa Stoco, a acompanhar, junto ao Consulado da Itália, os preparativos para a assinatura, em fevereiro ou março de 2018, dos protocolos para a implantação do projeto. Determinou, ainda, que as escolas-piloto sejam escolhidas, bem como selecionados os professores que serão formados no idioma italiano moderno, os quais deverão assumir a função de formar os jovens campo-larguenses.

A secretária municipal da Educação adiantou que o ensino de Italiano dar-se-á, inicialmente, através da Oportunidade de Aprendizagem, não diretamente na grade curricular. Se o projeto piloto der certo, o ensino de Italiano poderá ser estendido a todas as escolas do Município.

O prefeito Marcelo Puppi propôs ao Cônsul a possibilidade de realização de uma Rodada de Negócios, com empresários de Campo Largo e da Itália, uma vez que o município é excelente na produção de uma gama imensa de produtos de exportação, e tem grande potencial de desenvolver uma via de mão dupla com os italianos.