20-08-2010
O número de homens que praticam pilates é muito pequeno quando comparado ao número de mulheres.
20-08-2010
O número de homens que praticam pilates é muito pequeno quando comparado ao número de mulheres. Porém, ao contrário do que pensam muitos deles, nem sempre é necessário levantar grande quantidade de peso para definir o corpo. O pilates tem os seus exercícios centralizados no abdome, mas traz benefícios para toda a estrutura corporal. SS
Segundo o professor de educação física, Juliano Ceccatto, a presença masculina ainda é pequena nas aulas de pilates e a mídia tem uma grande contribuição, pois a mulher é mais valorizada e lembrada quando são abordados temas e produtos que promovem melhorias para o corpo. "Dos 32 alunos para os quais eu ensino o método, apenas quatro são do sexo masculino", afirma ele.
Mesmo com a resistência em praticar o pilates, famosos como Tiger Woods e os atletas do Chelsea Futebol Clube utilizam a técnica. "Os benefícios para os homens podem ser ainda maiores, pois, devido à sua estrutura, eles sofrem mais do que as mulheres com problemas no joelho e na coluna", afirma o professor, que garante ainda que as mulheres têm o quadril mais solto e o alongamento mais desenvolvido.
Jorge Cavalli percebeu os benefícios do pilates já nos primeiros meses, principalmente na região lombar, pois sofria com dores devido ao encurtamento da coluna. "Além de diminuir as dores, minha flexibilidade aumentou e agora realizo alongamentos com mais facilidade", afirma ele.
O método de Pilates foi criado por um homem, Joseph Umbertus Pilates, que viveu exilado em uma ilha inglesa, no início do século XX, e lá trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Utilizando molas no tratamento médico, ele iniciou o desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Atualmente, diversos materiais são utilizados, como bolas e faixas elásticas, para realizar diferentes exercícios que promovem o fortalecimento, alongamento, postura, equilíbrio e coordenação motora.
A periodicidade depende da necessidade de cada pessoa, mas grandes resultados já são visíveis depois de três meses. "O ideal é praticar ao menos duas vezes por semana. Porém, o mais importante é ressaltar que todos podem utilizar o método de pilates, independente da idade, pois é realizado um treinamento de acordo com as limitações de cada um",finaliza ele.