Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:30:54
Geral

Rede de esgotos pode estar contaminando o Rio Verde

Moradores das proximidades do Caratuva/Rio Verde entraram em contato com a Folha para denunciar uma possível poluição do rio por um afluente já contaminado.

Rede de esgotos pode estar contaminando o Rio Verde

Um pequeno córrego, afluente do Rio Verde, contaminado com esgoto, pode estar causando poluição na Represa que abastece Campo Largo. Moradores da região encaminharam à Redação da Folha de Campo Largo um vídeo mostrando a situação do riacho, nas proximidades da Estação Elevatória de Esgotos do Caratuva, nas margens da Rua Domingos Puppi, Caratuva. No vídeo, que inclusive caiu nas redes sociais, os moradores reclamam da falta de providências da Sanepar.

Uma moradora ouvida pela Reportagem da Folha disse que “faz tempo que a situação está assim, nós ligamos para a Sanepar e de lá informaram que a Estação ficou paralisada alguns dias, devido ao furto de cabos elétricos, mas que já estaria resolvida.” A Reportagem da Folha esteve no local, onde se confirmou o cheiro forte no córrego, mas devido às chuvas da noite de quarta-feira, a maior parte da poluição observada no vídeo já havia se dissipado. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, contatada pela Reportagem, informou que entrou em contato com a Sanepar, para que o caso seja investigado.

A Rede de Esgotos do Caratuva/Vila São Luiz, é nova. Na Vila São Luiz passa um pequeno córrego, bastante poluído, que também desemboca no Rio Verde. Na periferia do bairro, onde não há residências, é possível sentir cheiro forte de esgoto, mas o local não é acessível. Os moradores do bairro, ouvidos pela Reportagem, informaram que todas as casas do bairro já foram ligadas à Rede da Sanepar, por onde ela passa. Há, entretanto, algumas residências mais afastadas do núcleo, que não estariam interligadas à rede de esgotos.