Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:43:59
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Campo Largo passa a contar com Secretaria Municipal de Ordem Pública

Será responsável pela manutenção da ordem urbana e da segurança pública, que trabalha de forma preventiva.

Campo Largo passa a contar com Secretaria Municipal de Ordem Pública

Campo Largo agora conta com uma nova secretaria em sua estrutura organizacional: a Secretaria Municipal de Ordem Pública, órgão responsável pela manutenção da ordem urbana e da segurança pública, que trabalha, principalmente, de forma preventiva.

Existe no Município regulamentação específica quanto às condutas de vida urbana, que devem ser seguidas por moradores e visitantes de forma ordenada, com vistas à proteção contra o aumento da criminalidade, e com vistas à transformação do Município em uma localidade limpa, organizada e aconchegante: O Código de Posturas, Lei Municipal nº 1823 de 08 de março de 2005.

O Código de Posturas traz as normas definidoras de regras em matéria de higiene, segurança, ordem e bem-estar públicos, funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços, para proteger o Município de Campo Largo de atitudes sociais nocivas, inconvenientes ou inoportunas ao interesse coletivo.

A desordem, a poluição visual, o lixo espalhado, ruídos excessivos, estacionamento irregular de veículos sobre as calçadas, infrações de trânsito, terrenos baldios, ambulantes ocupando praças e obstruindo calçadas, dentre outros, são catalizadores da insegurança pública, pois prejudicam o convívio das pessoas em áreas públicas, facilitam a depredação dos logradouros e tornam o ambiente vulnerável à prática de crimes.

Por outro lado, a manutenção da ordem possibilita o controle da criminalidade e garante ao morador e ao visitante que sua liberdade e bem- estar não serão perturbados.

Assim, a nova Secretaria Municipal de Ordem Pública – SMOP – tem o objetivo de formular, planejar e executar políticas municipais para a prevenção e combate à violência, agindo de forma integrada e articulada às demais Secretaria Municipais para a proteção e valorização do cidadão, do bem-estar individual e coletivo, e da proteção patrimonial dos bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública foi muito bem estruturada em três secretarias adjuntas, as quais cuidam de aspectos específicos de atendimento ao cidadão, defesa social e relações comunitárias.

Conheça os departamentos e divisões:

· SECRETARIA MUNICIPAL DE ORDEM PÚBLICA

· Secretaria Adjunta de Atendimento ao Cidadão

· Departamento de PROCON

· Departamento de Ouvidoria

· Departamento de Atendimento ao Cidadão

· Divisão de Central de Luto

· Divisão de Cemitério

· Divisão de Infraestrutura e Transporte Urbano

· Secretaria Adjunta de Defesa Social

· Comando da Guarda Municipal

· Deptran

· Divisão de EstaR

· Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias

· Divisão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana