Será responsável pela manutenção da ordem urbana e da segurança pública, que trabalha de forma preventiva.
Campo Largo agora conta com uma nova secretaria em sua estrutura organizacional: a Secretaria Municipal de Ordem Pública, órgão responsável pela manutenção da ordem urbana e da segurança pública, que trabalha, principalmente, de forma preventiva.
Existe no Município regulamentação específica quanto às condutas de vida urbana, que devem ser seguidas por moradores e visitantes de forma ordenada, com vistas à proteção contra o aumento da criminalidade, e com vistas à transformação do Município em uma localidade limpa, organizada e aconchegante: O Código de Posturas, Lei Municipal nº 1823 de 08 de março de 2005.
O Código de Posturas traz as normas definidoras de regras em matéria de higiene, segurança, ordem e bem-estar públicos, funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços, para proteger o Município de Campo Largo de atitudes sociais nocivas, inconvenientes ou inoportunas ao interesse coletivo.
A desordem, a poluição visual, o lixo espalhado, ruídos excessivos, estacionamento irregular de veículos sobre as calçadas, infrações de trânsito, terrenos baldios, ambulantes ocupando praças e obstruindo calçadas, dentre outros, são catalizadores da insegurança pública, pois prejudicam o convívio das pessoas em áreas públicas, facilitam a depredação dos logradouros e tornam o ambiente vulnerável à prática de crimes.
Por outro lado, a manutenção da ordem possibilita o controle da criminalidade e garante ao morador e ao visitante que sua liberdade e bem- estar não serão perturbados.
Assim, a nova Secretaria Municipal de Ordem Pública – SMOP – tem o objetivo de formular, planejar e executar políticas municipais para a prevenção e combate à violência, agindo de forma integrada e articulada às demais Secretaria Municipais para a proteção e valorização do cidadão, do bem-estar individual e coletivo, e da proteção patrimonial dos bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública foi muito bem estruturada em três secretarias adjuntas, as quais cuidam de aspectos específicos de atendimento ao cidadão, defesa social e relações comunitárias.
Conheça os departamentos e divisões:
· SECRETARIA MUNICIPAL DE ORDEM PÚBLICA
· Secretaria Adjunta de Atendimento ao Cidadão
· Departamento de PROCON
· Departamento de Ouvidoria
· Departamento de Atendimento ao Cidadão
· Divisão de Central de Luto
· Divisão de Cemitério
· Divisão de Infraestrutura e Transporte Urbano
· Secretaria Adjunta de Defesa Social
· Comando da Guarda Municipal
· Deptran
· Divisão de EstaR
· Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias
· Divisão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana