Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 01:33:56
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Mãe e filha de Balsa Nova criam marca artesanal de camisetas

Antonia e Karoline Mokfianski criaram uma marca de camisetas e trabalham juntas em busca do sucesso. A empresa, que começou com um investimento de aproximadamente 300 reais, hoje está formalizada como microempresa (MEI).

Mãe e filha de Balsa Nova criam marca artesanal de camisetas

Que a cumplicidade, a parceria e a amizade fazem parte das relações entre mães e filhas não é novidade. Cada vez mais as mulheres têm se lançado no mercado empreendedor e a relação maternal tem dado certo também nesse meio. É o caso de Antonia e Karoline Mokfianski, que criaram uma marca de camisetas e trabalham juntas em busca do sucesso. A empresa fica nos fundos da casa em que moram no bairro São Caetano.

A Biongo Concept, nome dado ao negócio próprio criado por elas, tem poucos meses de vida - as primeiras tentativas de confecção começaram em outubro de 2016 - mas já vem conquistando clientes e crescendo no mercado. A empresa produz camisetas de algodão feitas manualmente, uma a uma, artesanalmente. As estampas são feitas por uma empresa especializada, mas utilizando a técnica também manual da serigrafia.

A empresa que começou com um investimento de aproximadamente 300 reais, hoje está formalizada como microempresa (MEI) e já rende o suficiente para pagar as contas. “Começamos aos poucos, comprando tecido, confeccionando, vendendo e hoje já não dependemos mais de investimento”, conta Antonia, que fez curso de costura e teve ajuda da filha Karoline para montar a empresa.

Karoline tem 21 anos e sempre sonhou com a faculdade de Jornalismo, que cursa desde 2014, porém nunca deixou morrer o sonho de montar o próprio negócio. “Cresci vendo meu pai cuidando do próprio comércio e não dependendo de ninguém e sempre me inspirei muito nisso. A Biongo Concept é meu sonho se tornando realidade”, conta entusiasmada com as vendas, que tem aumentado a cada mês, segundo elas.

A estudante dedica as manhãs para estudar e à tarde trabalha na melhoria e divulgação da empresa. Mesmo sem experiência nenhuma com moda, Karoline criou coragem e resolveu arriscar no ramo. “Minha mãe fez cursos de costura e começou a fazer peças de roupa pra mim e pra minha irmã. Eu amo comunicação e nunca tinha pensado em ter minha própria marca de roupas. Mas um certo dia veio um estalo: por que não criar uma empresa em que possamos trabalhar juntas, ela na confecção e eu na comunicação? Foi aí que conversamos, planejamos e surgiu a Biongo Concept”, conta.

O nome, que parece curioso, vem de um termo muito usado pela mãe, Antonia, ao se referir ao espaço em que guarda suas máquinas de costura. Com uma rápida pesquisa pela internet, é possível constatar: biongo nada mais é que uma gíria informal muito usada para se referir a um pequeno cômodo ou local reservado de um estabelecimento comercial.

“No começo eu até implicava um pouco com esse termo que ela usada pra chamar o ateliê de costura, porque era uma palavra que eu não conhecia muito bem e me soava estranha. Mas depois, enquanto pensávamos em um nome para a nossa empresa, comecei a pesquisar o significado de Biongo e vi que não acharíamos nada mais adequado e forte”, explica Karoline.

Muitas vezes a relação de empreendedores com sócios é conturbada e marcada por divergências de opiniões. Não é o que acontece com Antonia e Karoline, que se dão muito bem e sonham com o sucesso da Biongo Concept juntas.

“Temos planejado e colocado as ações em prática na empresa com toda a dedicação e carinho. A relação de mãe e filha ajuda, porque conhecemos muito bem uma à outra e sabemos exatamente como contornar uma situação. Trabalhar em casa no meu próprio negócio e ainda ao lado da minha mãe é o melhor emprego que eu poderia ter”, relata Karoline, que se mostra orgulhosa com os resultados que elas vêm tendo.

A Biongo Concept se destaca não só por ser uma marca artesanal com camisetas confeccionadas por mãe e filha, mas também por sua extrema preocupação com o meio ambiente, já que todos os retalhos são utilizados e os resíduos são quase zero.

Hoje, além de vender para os parentes e amigos, que confessam ser os mais fãs do trabalho das duas, elas também possuem um site oficial da Biongo Concept com lojinha virtual disponível para todo o Brasil. Confira todos os produtos disponíveis da marca.