Um levantamento de preços realizado no último dia 31 de março mostrou uma diferença expressiva nos valores de caixas de bombons e ovos de Páscoa das principais marcas do cenário nacional em três superm
Um levantamento de preços realizado no último dia 31 de março mostrou uma diferença expressiva nos valores de caixas de bombons e ovos de Páscoa das principais marcas do cenário nacional - Lacta, Nestlé, Garoto e Arcor - em três supermercados tradicionais de Campo Largo. Apesar dos seus fornecedores serem os mesmos, existem diferenças de preços na ordem de 30% apesar da média das diferenças serem: Lacta 15%, Nestlé 15%, Garoto 14,9% e Arcor 17,2%
Os dados foram apurados pelo professor do IFPR Edmundo Pozes e os alunos Everton Cordeiro, Géssica Henaylle Pinoski e Iracely da Luz Meira, acadêmicos do curso Técnico em Administração. Por questões éticas, os supermercados serão representados pelas letras A, B e C. Para avaliar os preços de ovos de Páscoa, foram escolhidos para a matéria os ovos mais tradicionais e pertencentes à linha infantil das marcas. A lista completa estará no site da Folha de Campo Largo, junto a essa matéria.
Diferenças
A maior diferença de preço está no ovo de Páscoa Princesa Castelo 150g da marca Nestlé, com 37,6%. No supermercado B ele custa R$ 29,99, no C R$ 32,99 e no supermercado A R$ 41,29. O ovo de Páscoa Spider Man 150 g, também pertencente à linha infantil da Nestlé, só está disponível nos estabelecimentos A e C, por R$ 37,89 e R$ 39,98 respectivamente, apontando uma variação de 5,5%.
O ovo de Páscoa Surpresa ao leite 150g apresenta variação expressiva de 29,1%. Está à venda no supermercado B por R$ 28,95, no C por R$ 29,87 e no A por R$ 37,39. O tradicional ovo de Páscoa Kitkat 330g possui preços equilibrados entre os estabelecimentos, com variação de 10,6%. No supermercado B R$ 44,98, no C por R$ 47,69 e no A R$ 49,79. Outro ovo de Páscoa tradicional da Nestlé é o Alpino 350g, este que está custando R$ 37,98 no estabelecimento B, R$ 39,25 no estabelecimento C e R$ 42,49 no estabelecimento A.
O ovo de Páscoa Lacta ao leite com 196g é um dos que mais apresenta variação. No supermercado A ele sai por R$ 19,90, no supermercado B R$ 24,98 e C R$ 25,89, variando o preço em 30,1%. O ovo de Páscoa Shot 236g também causa espanto pela variação de 31,2%. No supermercado C está à venda por R$19,80, no A ele custa R$ 23,39, no B R$ 25,98. Entre os ovos de maior peso, estão disponíveis o Diamante Negro/Lacta 500g, que custa R$ 47,90 nos supermercados A e B, e R$ 52,80 no supermercado C, apresentando variação de 10,2%; há também disponível para a compra o ovo de Páscoa Lacta ao leite 743g custa R$ 59,98 no mercado A, R$ 66,90 no mercado C e R$ 69,90 no mercado B, com 16,5% de variação.
Na linha infantil, os ovos de Páscoa são ao Leite e pesam 170g dos personagens Batman, Hot Wheels, Ever After High e Barbie, custam no supermercado A R$ 36,50, no supermercado B R$ 36,98 e no supermercado C R$ 42,47, e varia 16,3%.
Na marca Garoto, os ovos de Páscoa Talento 375g dos sabores Castanha-do-Pará e Avelã custam R$ 33,90 no supermercado C e nos estabelecimentos A e B custa R$ 39,98, com variação de 17,9%. O ovo de Páscoa Serenata de Amor 220g teve diferença de preço de 13,2%. No estabelecimento C está à venda por R$ 22,50, no B por R$ 24,98 e no A R$ 25,49. Na linha infantil, os ovos dos personagens Avengers Minnie, ao leite, com 150g, apresentam baixa variação de preços, 5,5%. Eles custam R$ 37,89 no supermercado A, R$ 37,98 no supermercado B e R$ 39,98 no supermercado C.
A marca Arcor não está à venda no estabelecimento B, mas mesmo assim foram feitos os levantamentos dos preços nos supermercados A e C. O ovo de Páscoa Arcor ao Leite 220g custa no supermercado A R$ 23,98 e no C R$ 29,49, com diferença de 22,9%. Já na linha infantil, os há opções de ovos da Princesinha Sofia, Moana, Superman e Os Simpsons, com 100g, ao leite, custam R$ 31,89 no estabelecimento A e R$ 36,96 no C. A variação neste produto ficou em 15,8%.
As caixas de bombom da marca Lacta estão custando no supermercado A R$ 7,48, no supermercado B R$ 7,98 e no supermercado C R$ 8,96, apontando uma diferença de 19,7% entre o preço mais em conta e o mais caro. Já as caixas de bombom da marca Nestlé não apresentam grande variação e ficam na casa de 1,1%, pois nos mercados A e B ela está custando R$ 7,89 e no mercado C R$ 7,98. Os bombons da marca Garoto apresentam a variação mais expressiva entre todas as marcas, chegando a 21,9%. No mercado B, o mais em conta, a caixa sai pelo preço de R$ 6,69, no A por R$ 6,89 e no supermercado C ela custa R$ 8,40. Não foi possível fazer comparativo com a caixa de bombom da marca Arcor, pois ela está à venda em apenas um dos estabelecimentos.
Por que tão caro?
A conclusão que o professor e os alunos chegaram com a pesquisa foi que “preços estão caros em relação ao salário dos trabalhadores”. A explicação da indústria para o preço elevado dos chocolates é que a produção desse produto é mais complexa, comparado às barras, além dos custos com a embalagem e a mão-de-obra, pois os ovos são embalados manualmente, custos com os brinquedos das linhas infantis, propagandas e a contratação de funcionários temporários.
Outro fator que influencia muito o preço dos chocolates são os impostos embutidos neles. “Segundo a Bolsa de Nova Iorque, Mercado de Commodities, no último mês, o preço do Cacau cresceu 7,8%, entretanto, é bom lembrar que, de maio de 2015 a abril de 2017 o preço variou negativo em -28,25. O preço do açúcar, no último mês ficou em -13% e variou 24,4% positivo, de maio de 2015 a abril de 2017. Então, percebemos que não são somente os custos das commodities que altera os preços dos chocolates de Páscoa, mas principalmente a relação oferta/demanda devida a própria festividade. Esse é o ápice do faturamento da indústria do chocolate”, explica o professor Edmundo.
Outro ponto importante levantado na pesquisa feita pelo professor e seus alunos foi com relação às vendas do ano passado. “Em conversa com funcionários e também demonstradores da indústria de chocolate, fomos informados que as vendas da Páscoa de 2016 foram fracas, muito abaixo do esperado e que, neste ano, as vendas apresentam um faturamento muito abaixo do ano anterior, comparando com a mesma época, anterior a Páscoa. Os supermercados não estão fazendo vendas especiais em relação específica aos produtos da Páscoa, inclusive não parcelando a forma de financiamento desses produtos. Fato que algumas lojas da cidade estão ofertando seus produtos para parcelamento de até três vezes”, finaliza.