Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 03:41:48
Geral

Mesmo com reforma, oficinas da Casa da Cultura vão continuar

Mesmo com reforma, oficinas da Casa da Cultura vão continuar

Prezando pelo cumprimento da lei, bem-estar e segurança da população campo-larguense, a atual gestão em conjunto ao Departamento de Cultura de Campo Largo contatou o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a fim de verificar as condições de segurança e infraestrutura da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi.

Em resposta, o Corpo de Bombeiros oficiou que o local já há muito tempo não possui condições mínimas para receber público. Dessa forma, e visto que a administração de Marcelo Puppi prima pelo zelo e cumprimento da lei, o Departamento de Cultura, comandado pela Professora Lindamir Ivanosky, em parceria com a Assistência Social e outros espaços culturais da cidade, acomodarão as tradicionais oficinas da Casa da Cultura.

Neste contexto, surge o Centro da Juventude que já possui oficinas de grafite, capoeira, esportes, teatro e biblioteca, e receberá as oficinas do Departamento de Cultura: violão, biodança, musicalização infantil, teatro, artes plásticas com ênfase em sustentabilidade e EVA.

O Museu Histórico de Campo Largo e a conhecida “Casinha do Papai do Noel”, localizados na Praça Getúlio Vargas, receberão oficinas de pintura em tela. O CEU Meliane receberá oficinas de violão e teatro. O espaço SESI Indústria do Conhecimento receberá EVA e violão. A Biblioteca Cidadã Odila Portugal Castagnoli, na Ferraria, receberá violão, e a Biblioteca do Centro, Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, terá oficina de contação de histórias, biodança e musicalização infantil.

Em conversa sobre os desafios iniciais que estão enfrentado, a Professora Lindamir Ivanosky disse que “apesar de todas as dificuldades com as quais nos deparamos, e com a consciência de que este desafio é gigantesco, trabalharemos afinco para que a Cultura não pare. Vamos trabalhar para que ela esteja em todos os cantos da nossa cidade. Queremos, tanto eu, quanto a atual administração, que Campo Largo seja referência cultural.”

As oficinas
A aula de Biodança é leve e descontraída, partindo de movimentos expressivos que se transformam em dança, sem passos coreografados. Com músicas de ritmo e estilos variados (MPB, ragtime, pop, jazz, valsas, tango, entre outros) é indicada para quem quer se movimentar e ter mais qualidade de vida e às vezes deixa de dançar porque acha que “não tem jeito para isso”. E é indicada também para quem adora dançar. A biodança possui inúmeros benefícios, entre eles a redução do stress e ansiedade, restauração do equilíbrio orgânico, sono, alimentação, descontração e bem-estar geral, mais flexibilidade, leveza e fluidez nos movimentos, entre outros.

A arte em EVA, que é um material emborrachado e de fácil manuseio, trabalha a coordenação motora e desenvolve a criatividade, aliviando o stress de qualquer idade. O público da melhor idade, por exemplo, gosta da oficina pois descontrai e promove integração. Além disso, trabalhar com EVA pode significar uma fonte de renda extra.

O violão também trabalha a coordenação motora e desenvolve a atenção, melhorando o senso de trabalho em equipe e organização, além de melhorar as habilidades matemáticas, aguçar a concentração e disciplina.

A oficina de teatro trabalha a expressão corporal, vocal e improvisação e também possui inúmeros benefícios, como melhorar a maneira de encarar os problemas do dia a dia, além de ensinar a lidar com a timidez. Promove o autoconhecimento e melhora a autoestima.

A oficina de artes plásticas com ênfase em sustentabilidade busca desenvolver um olhar direcionado à descoberta de materiais que iriam para o lixo e os transforma em inusitados objetos. Também trabalha as emoções, imaginação, criatividade e desenvolve um olhar sensível para a apreciação artística. Conscientiza sobre os valores estéticos, éticos e humanísticos e desenvolve a postura crítica dos indivíduos tornando-o mais sensível com relação ao uso de objetos recicláveis.

A pintura em tela, desenvolve a motricidade, a criatividade, bem como também traz alívio de tensões e stress. Trabalha a concentração e a autoestima.

Inscrições
DATA: Até 07 de março, das 8h às 11:30 e das 13h às 17h.
LOCAL: Casa da Cultura Dr José Antônio Puppi
CONTATO:
Rua do Centenário, 2011, Centro.
3393 1715
As oficinas iniciarão no dia 13 de março de 2017.
Fique por dentro do que acontece na Cultura de Campo Largo, acessando a página do facebook:
https://www.facebook.com/departamentoculturacampolargo/