Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 07:54:07
Geral

Dicas

Ambiente de trabalho e entrevistas de emprego exigem uso de roupas mais formais. Profissionais dão orientações.

Dicas

29/09/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira

A forma de se vestir é o cartão de visita de um profissional dentro de uma empresa ou se busca uma colocação no mercado de trabalho. As pessoas são sempre avaliadas e a forma de se vestir é uma expressão do perfil e posicionamento do profissional.

O candidato a uma vaga de emprego precisa entender que não é para mudar o seu estilo, mas sim adequar-se ao ambiente em que quer se inserir. Precisa saber, por exemplo, que não é local de querer valorizar o corpo, é preciso chamar atenção para as qualidades profissionais. Muitas vezes a forma de se vestir e se portar pode prejudicar no momento da contratação em uma empresa.

Louise Schön, personal stylist e consultora de imagem, comenta que a roupa pode ser uma aliada ou inimiga para qualquer ocasião, principalmente para o trabalho ou uma entrevista de emprego. “A maneira de se apresentar pode significar a sua vaga para um novo emprego ou, até mesmo, promoções na carreira”, afirma.

A consultora dá algumas orientações para ajudar as pessoas, principalmente quem está se inserindo no mercado de trabalho ou que não tenha muita experiência de como deve se vestir. “Prefira sempre roupas mais discretas, com estampas pequenas ou médias como as florais ou listras, não muito justas, curtas e decotadas. Se a calça for mais justa, a blusa tem que ser mais solta.”

Detalhes da roupa, como estar com a bainha da calça empapuçada, pode aparentar desleixo. Nestes ambientes formais, usar um blazer é sempre uma boa opção, segundo a personal stylist.

As mulheres precisam estar atentas ao tamanho dos acessórios, dar preferência aos mais discretos e menores. “Os lenços são uma boa ideia para compor o look, trazendo um pouco de sofisticação. Nos pés, um sapato fechado ou sapatilha”, acrescenta.

É indispensável que o profissional esteja com o cabelo sempre limpo e penteado. Se usar perfume, que seja suave e não marcante ou forte. “Os excessos podem prejudicar a imagem profissional”, enfatiza. Quanto às cores de roupas mais indicadas, Louise diz que precisam ser mais sóbrias, como preto, cinza, marrom e marinho, deixando para colocar cor em algum detalhe como no lenço ou blusa de baixo. Calças jeans também são indicadas, nas cores mais escuras.

Outras dicas

Karine Trojahn Toppel, diretora de Gestão de Pessoas e Soluções do Grupo Trojahn & Toppel, ainda acrescenta outras dicas para aumentar a possibilidade de sucesso na busca de emprego:
- Seja Pontual
- Não esqueça a documentação necessária
- Cuidado com a maquiagem
- Desligue o celular
- Mantenha uma boa imagem
- Mantenha a tranquilidade, fale somente o necessário e somente quando for solicitado
- Tenha postura, nunca debruce, se apoie ou deixe objetos sobre a mesa do entrevistador

- Seja sincero e não exagere em suas qualidades
- Não fale mal das empresas em que trabalhou.