Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 07:24:39
Geral

Falecimento

Morre menino que sofria com uma doença grave, Síndrome de Berdon, e aguardava transplante multivisceral.

Falecimento

15/09/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira

Faleceu na terça-feira (13) o pequeno João Pedro da Silva (03), que há meses vinha tratando inúmeros problemas de saúde decorrentes de uma Síndrome grave, de Berdon. Ele estava internado no Hospital Infantil, em Campo Largo.

Na segunda-feira (12) ele passou por mais uma cirurgia para tentar colocar um novo cateter, mas não resistiu a mais uma intervenção e morreu na manhã seguinte. Sofreu uma parada cardiorrespiratória e um derrame pulmorar. “Com muito pesar venho dizer que nosso guerreiro foi pra junto de Deus agora pela manhã. Agradeço imensamente o apoio que vocês sempre deram à nossa família e peço que continue, pois mais do que nunca iremos precisar das orações de vocês”, publicou a mãe dele, Avelita Barbosa da Silva, na página do Facebook “Ajude o João Pedro a viver”. O velório foi realizado na cidade Alvorada do Sul e foi realizado um cortejo do João Pedro até Londrina.

A história de João Pedro e pedido de ajuda foram publicados em julho deste ano na Folha. João Pedro precisava de um transplante multivisceral, cirurgia que ainda não é realizada no Brasil. A campanha era para arrecadar dinheiro para que ele conseguisse ir até os Estados Unidos fazer a cirurgia. No Brasil, cerca de dez crianças convivem com a síndrome. O diagnóstico foi dado em fevereiro deste ano, após exames apontarem para uma dilatação dos órgãos do menino.

Ele fez tratamentos no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e no Hospital Universitário de Londrina, mas estava se tratando atualmente no Hospital Infantil Waldemar Monastier. Somente neste ano havia passado por seis cirurgias.