Homem mantinha sua mãe como refém com o intuito de utilizá-la como meio de convencimento para entrar na residência de sua cunhada.
29/07/16
Atendendo chamado via Central de Controle Operacional, uma equipe da Guarda Municipal se deslocou até a rua Alfredo de Castro, Bairro Nova Trento, onde estaria havendo uma briga em via pública e no local haveria um rapaz agressivo e de posse de uma faca.
Chegando ao endereço, por volta das 16h50min desta sexta-feira (29), foi avistado o suspeito, o qual utilizando-se da referida arma, mantinha sua mãe como refém com o intuito de utilizá-la como meio de convencimento para entrar na residência de sua cunhada e assim fazê-la também refém e então exigir a presença de sua ex-mulher no local.
A equipe passou então a verbalizar com o CEC (Causador de Evento Crítico) o qual inicialmente não acatou as ordens de rendição, onde, após alguns minutos e utilizando as técnicas de primeira intervenção, a equipe obteve êxito em convencê-lo a cessar com as ameaças, sendo este detido no local. Romildo de Queiroz Chaves Júnior foi conduzido até a 3ª DRP onde foi autuado pelo crime de sequestro e cárcere privado.
Treinamento
A GMCL recebeu na última semana, como forma de capacitação continuada, treinamento específico para atendimento deste tipo de ocorrência (Gerenciamento de crises, com ênfase em primeira intervenção) com Policiais Militares da ROTAM da PMPR (Sgt Joemir e equipe) o qual é ex-integrante do COE (Comando de Operações Especiais) da PMPR.