Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 08:45:58
Geral

Guerreiros

Dois empresários de Campo Largo serão homenageados nesta sexta-feira (22) na 11ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, oportunidade em que destaca empresários e trajetórias de sucesso pa

Guerreiros

21/07/2016

Em comemoração ao dia do comerciante, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) promove em 22 de julho, a 11ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, oportunidade em que destaca empresários e trajetórias de sucesso paranaenses.

Neste ano, 47 empresários dos sindicatos filiados à Fecomércio PR serão agraciados com a homenagem, em Curitiba, no Centro de Eventos Expo Unimed.

Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio PR pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres que saíram de seus países e vieram ao Brasil em busca de melhores oportunidades, por brasileiros inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.

Desde que o prêmio “Guerreiro do Comércio” foi criado, em 2006, 541 empresários - de um total de 514 mil empresas paranaenses - foram homenageados.

Representando o município de Campo Largo, Valdencir Bieda, indicado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo e Balsa Nova (Sindivarejista de Campo Largo e Balsa Nova) e, presta homenagem póstuma ao empresário José Canisso, pelo Sindicato dos Armazéns Gerais no Estado do Paraná (Sindiarmazéns Paraná).

Comenda
Na oportunidade em que premia empresários de destaque, a Fecomércio PR entrega a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” a importantes nomes do cenário paranaense. Em 69 anos de existência da honraria, esta homenagem foi entregue a apenas 14 personalidades. Neste ano, recebem os títulos de comendadores o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; o presidente e fundador do Grupo Condor, Pedro Joanir Zonta, e o juiz federal Sergio Fernando Moro.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, acredita que os empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo travam diariamente uma verdadeira guerra, daí o motivo do nome da homenagem. “Mesmo diante deste cenário que o país está vivendo, nós empresários precisamos continuar com serenidade. Já vivemos situações semelhantes e até piores que esta. Esses empresários que serão homenageados são guerreiros que representam toda a classe diariamente em luta. Vamos continuar trabalhando e evitando demissões. Vamos nos manter unidos para atravessar esse tempo difícil e continuarmos a fazer a nossa parte, abrindo nossas lojas sem esmorecer”, enfatiza.

Troféu
Um troféu em bronze, confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri será entregue aos homenageados. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha.

 

Valdencir Bieda, do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo e Balsa Nova (Sindivarejista de Campo Largo e Balsa Nova), Empresa: BHSTore Comércio de Vestuário Ltda. | Fundação: 2013. Foi há 20 anos que o empresário Valdencir Bieda iniciou suas atividades profissionais em uma loja de alimentos e conveniências.

Após uma década de trabalho, negociou com o proprietário um contrato de arrendamento do ponto e, dois anos depois, inaugurou a segunda loja no Mercado Municipal de Curitiba.

Há três anos, o empresário resolveu mudar de ramo de atividade, vendeu a loja no Mercado Municipal e adquiriu uma franquia Hering Store, passando atuar no segmento de vestuário e acessórios, em Campo Largo. No ano passado, o empresário inaugurou uma nova Loja Hering, na capital.

 

 

 

 

 

O empresário José Canisso foi diretor da Federação do Comércio Varejista do Paraná e Conselheiro do Senac na década de 1990, antes da fusão com a Federação Atacadista/Serviços para a consolidação da Fecomércio PR, e na gestão 2014/2018, ocupou o cargo de vice-presidente da entidade. Com participação no setor empresarial do estado, foi presidente do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmicas de Louças e Porcelanas, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná e do Sindicato de Armazéns Gerais do Paraná.

Canisso foi conselheiro e diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e contribuiu com a criação do Sindicato das Metalúrgicas e do Sindicato de Eletroeletrônicos.

Foi vogal da Junta Comercial do Paraná, atuou como juiz classista e participou do Grupo de Trabalho em Saúde Ocupacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo como representante titular da Fecomércio PR. Nascido em 1948, faleceu em 11 de janeiro de 2016.