Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:47:17
Geral

Sindimovec

Com apoio do Sindimovec, equipe participa do maior evento de robótica do Brasil.

Sindimovec

19/07/2016

Quando uma instituição acredita nos talentos de sua terra, todos ganham. E acreditando nas pessoas
e no potencial de Campo Largo, o Sindimovec tem dado sua contribuição social, apoiando, também, a
Ciência e a Pesquisa. Com o incentivo do Sindicato, a equipe “Nhão”, formada por alunos da UTFPR e Universidade Positivo, vêm se destacando em várias competições de robótica pelo Brasil afora.

A equipe é formada por três estudantes talentosos  e determinados da área de Exatas: André Luis Ribeiro, 18 anos – Técnico em Programação de Jogos Digitais, Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Davi Nascimento dos Santos, 17 anos – Técnico em Eletrotécnica, Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Positivo, e Eduardo Antonio Coletti, 17 anos – Técnico em Eletrotécnica, Graduando em Comércio Exterior
pela Universidade Positivo (UP). Os três participaram, entre os dias 08 a 10 de julho, do “Winter Challenge”, maior evento de robótica do país, que aconteceu em São Caetano do Sul (SP). Há três
anos, os meninos acumulam experiência e aperfeiçoamento nas competições do gênero.

Ano passado, a equipe participou pela primeira vez do Winter Challenge, e  conquistou o terceiro lugar
na categoria “Desafio Inteligente”. Agora, esse desafio  foi um pouco mais complexo, “num circuito em que o robô tem mais funções a desempenhar do que na modalidade anterior”, explicou Davi.

Além do Winter Challenge, os garotos participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica e FIRST LEGO
League, obtendo, também, ótimos resultados. Nesta edição do Winter Challenge, o entusiasmo tomou conta do trio. “Só pelo fato de participar  de um evento como esse, competindo com alunos de universidade públicas, particulares, de instituições do país inteiro, assim como de outros países, já é uma honra. Poder levar o nome de Campo Largo para fora, representar a cidade, é uma honra maior ainda”, conta o estudante.

Davi faz questão de agradecer e reforçar a importância do incentivo em projetos como esse. “Todo
apoio é fundamental nesse trabalho que a gente se propõe. Sem auxílio, é muito difícil realizar as coisas, e só temos a agradecer ao Sindimovec e outros parceiros por acreditar na gente. Talvez, sejamos a única, ou uma das únicas equipes de garagem do Paraná”, destaca.

Para a competição em São Paulo, os meninos conseguiram  as passagens de ida e volta, com uma empresa de transporte rodoviário. Outra empresa de componentes eletrônicos colaborou para a construção do robô. O Sindimovec, auxiliou com a compra de nove camisetas para o uso na competição.
O vice-presidente do Sindimovec, Sérgio Domingos, acredita que apoiar projetos ligados à Educação,
de maneira geral, beneficia toda a comunidade. “Não é só a descoberta e o incentivo aos talentos da nossa terra.

É mais que isso, é ajudar a cidade com a nossa parcela para que a indústria local se fortaleça. A gente  precisa semear para colher os resultados mais adiante. Desejamos sucesso aos meninos porque são esforçados e acreditamos que a cidade ainda terá muito orgulho deles”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o trabalho em robótica dos meninos da equipe Nhão, é só acessar a página
no Facebook: https://www.facebook.com/equipenhao/