Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:58:24
Geral

Tocha

Campo Largo recebe a Tocha Olímpica nesta sexta-feira (15). Tire suas dúvidas e veja rotas alternativas para o tráfego de veículos, como também novos horários de ônibus.

Tocha

12/07/2016

No próximo dia 15 (sexta-feira),  Campo Largo recebe o evento de revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No total, serão 21 pessoas — escolhidas pelo município e pelos patrocinadores do evento — que terão a honra de se revezar carregando o símbolo maior dos Jogos pelas ruas da cidade. Em todo o país, serão mais de 12.000 condutores que carregarão a chama olímpica por 329 cidades.

Confira aqui o trajeto da Tocha Olímpica e as rotas alternativas

Por ser um evento de nível mundial, é necessário que o município siga e obedeça a um rigoroso caderno de encargos do Comitê Organizador. E no intuito sanar as dúvidas de moradores e comerciantes, foi elaborada uma série de perguntas e respostas sobre o evento. Confira:

1 - Como vai funcionar a questão da utilização das vagas de estacionamento nas ruas por onde o evento vai acontecer?

De acordo com o Decreto 111/2016, nenhum tipo de veículo automotor poderá estacionar, das 00h ás 16h, nos trechos que compõe o trajeto da Tocha Olímpica pela cidade. As vias afetadas são a Avenida Padre Natal Pigatto, Rua Marechal Deodoro, Rua Gonçalves Dias, Rua Centenário, Rua Engenheiro Tourinho, Rua Generoso Marques, Rua Sete de Setembro, Rua Benedito Soares Pinto, Rua João Batista Valões, Rua Xavier da Silva e a Avenida Desembargador Clotário Portugal.

2 - Se eu me descuidar e deixar meu carro estacionado em alguma vaga nas ruas por onde o evento vai passar, o que pode acontecer com ele?

O decreto determina também que veículos estacionados nas ruas por onde será realizado o evento poderão ser removidos compulsoriamente. Agentes de trânsito,  Policia Militar e Guarda Municipal estarão fiscalizando todas as vias.

3 - Quanto o município precisou pagar para receber o evento da Tocha Olímpica?

Campo Largo não precisou pagar nenhuma taxa para receber o evento. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheu a cidade como rota do Revezamento da Tocha Olímpica por considerá-la importante para a divulgação dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

4 – Bancos, postos de saúde, hospitais e o comércio em geral irão funcionar normalmente no dia do evento?

Sim. Não será decretado feriado municipal. Todos os estabelecimentos irão funcionar normalmente. Postos de Saúde estarão abertos, assim como Hospitais e Bancos. O comércio também funcionará.

5 – O que não funcionará?

Apenas alguns órgãos lotados no Centro Administrativo Municipal (Prefeitura), localizado na Av. Padre Natal Pigatto, terão os serviços comprometidos em cumprimento ao Decreto 179/2016, que prevê ponto facultativo para as unidades administrativas que funcionam no endereço acima informado.

6 - Haverá alguma cerimônia oficial durante o trajeto que o evento vai percorrer?

Haverá sim. Ela será realizada na Praça Getulio Vargas a partir das 11h, e vai contar com atrações culturais, musicas e folclóricas. Por volta das 13h, haverá a cerimônia de chegada da Tocha. Logo em seguida, a Banda Rádio Radar, grupo que participou da ultima edição do Programa Super Star, da Rede Globo, se apresenta no local.

7 - Houve algum estudo para a disponibilização de rotas alternativas para quem precisa passar pelo centro da cidade no dia do evento?

Diversas rotas foram estudadas pensando na otimização das vias e no melhor caminho para o deslocamento dos moradores. Isso é valido tanto para quem vai para Curitiba e cidades do entorno quanto para quem vem para Campo Largo. Para acessar o mapa completo, clique aqui.

8 – A partir de que horas será realizado o bloqueio e a liberação das ruas por onde o evento vai acontecer?

Os bloqueios nas ruas serão iniciados a partir das 10h da manhã e seguirão até às 14 horas. Conforme o evento avançar pelas ruas que integram o trajeto, o trânsito será liberado, gradativamente. Serão 50 pontos de bloqueio que contarão co agentes de segurança para orientar o cidadão. As rotas alternativas ainda serão sinalizadas para facilitar o deslocamento.

9 – Haverá a mudança dos trajetos dos ônibus que passam diariamente nas ruas por onde vai acontecer o evento?

Sim. Tanto os ônibus da Empresa Campo Largo, que realiza o trajeto das linhas metropolitanas, quanto os da Empresa Transpiedade sofreram alteração de itinerários e horários, no período das 10h ás 14h. Confira aqui as mudanças em cada linha.

10 – Quem são as pessoas que irão carregar a chama e quais critérios foram usados para escolhê-las?

Os critérios usados para escolha foram adotados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, organizador do evento.

 

Mudanças nos horários das linhas de ônibus nesta sexta-feira