Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:51:15
Geral

Ajuda

Menino de 02 anos, portador da Síndrome de Berdon, precisa de transplante que só é realizado nos Estados Unidos.

Ajuda

11/07/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira e Caroline Paulart

O menino João Pedro da Silva tem apenas 02 anos e 10 meses, mas já enfrenta um grave problema de saúde. Ele é portador da Síndrome de Berdon, uma doença rara que causa problemas de bexiga, estômago e intestinos. A indicação médica é transplante multivisceral, cirurgia que ainda não é realizada no Brasil. Sua família está realizando campanhas de arrecadação de dinheiro para que ele consiga ir até os Estados Unidos fazer a cirurgia.

Atualmente no Brasil, apenas dez crianças convivem com a síndrome, que pode levar à óbito em pouco tempo. Em João Pedro o diagnóstico veio no mês de fevereiro deste ano, após exames apontarem para uma dilatação dos órgãos do menino.

A mãe Avelita Barbosa da Silva conta que o maior medo é perder o seu filho, mas encontra na fé forças para continuar lutando junto com João Pedro. “Vários médicos falam que ele tem pouco tempo de vida, mas ele vem resistindo. Aguardo pedido no Ministério Público para fazer um transplante multivisceral no Estados Unidos, mas ainda está sem resposta. Serão cerca de seis meses lá e para isso preciso arrecadar dinheiro. Se ele não fizer esta cirurgia ele vai morrer.”

O menino já fez tratamentos no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e no Hospital Universitário de Londrina, mas atualmente está no Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Somente neste ano já foram seis cirurgias realizadas. João Pedro não pode consumir alimentos sólidos e se alimenta somente por meio de sonda. O Ministério Público diz que todos os gastos com o menino, tanto a viagem, como hospedagem e volta serão custeados pelo Governo Federal, mas sua mãe precisa ir junto e a parte dela, assim como eventuais emergências fora do país, não serão custeados pelo órgão.

A ONG Sophia de Luz ajuda na divulgação da campanha pela arrecadação do dinheiro necessário. O objetivo é juntar R$ 100 mil e mais de 15% do alvo já foi alcançado. No site Vakinha (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/o-pequeno-guerreiro-joao-pedro-precisa-de-voce) há uma campanha em aberto, onde é possível realizar doações de no mínimo R$ 10, que pode ser pago no boleto bancário ou cartão de crédito.

Quem preferir pode realizar depósito bancário na agência do Banco do Brasil, agência 27553, conta corrente 27210-8, em nome de Avelita Barbosa da Silva. Quem quiser ajudar diretamente João Pedro pode entrar em contato com seus pais pelos telefones (43) 9867-0790 (Avelita – mãe) e (43) 9624-1994 (Marco Aurélio – pai). No Facebook há uma página dedicada à campanha para o menino chamada “Ajude o João Pedro a viver”, onde é possível acompanhar e conhecer mais sobre a história de João Pedro (https://www.facebook.com/joaopedroembuscadeummilagre/).