Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:53:00
Geral

Tocha

Município realiza última simulação da Tocha Olímpica nesta sexta-feira (17). As ruas por onde a simulação vai acontecer estarão bloqueadas das 10h às 14h.

Tocha

15/06/2016

Acontece em Campo Largo nesta sexta-feira (17), a última simulação do revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Coordenado pela Prefeitura em conjunto com uma força tarefa composta por membros da Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal e Bombeiros, além de representantes dos órgãos esportivos do município, o evento percorrerá exatamente o mesmo caminho que deverá ser percorrido pela tocha, evento mundial que passará pelo município no próximo dia 15 de julho. As ruas por onde a simulação vai acontecer estarão bloqueadas das 10h às 14h. Bloqueios afetarão ainda algumas linhas de ônibus.

 “Após realizarmos um trabalho de reconhecimento de todo o trajeto e simularmos as condições de tráfego e o bloqueio de vias, a simulação irá nos mostrar também como o corredor irá se portar, quais suas dificuldades durante o trajeto, entre outros”, explica o secretário municipal de Segurança, Marcos Leitão.

 Seguindo rigoroso caderno de encargos do Comitê Organizador, o evento teste reunirá cerca de 220 profissionais de segurança, que auxiliarão os moradores e comerciantes durante o ensaio. No total, serão 50 pontos de bloqueio com um agente em cada um deles.

 De acordo com a organização do evento, o mesmo será realizado exatamente no horário que está programado para acontecer no próximo dia 15 de julho, quando acontece a passagem. “Será um trabalho intenso visando garantir a máxima segurança ao comboio da Tocha Olímpica, bem como o bem-estar da população, que certamente comparecerá em grande número para acompanhar esse momento único”, justifica Rudson Weber, coordenador da Força Tarefa.

Weber finaliza reiterando que todas as medidas exigidas pelo Comitê Olímpico e pela Força Nacional de Segurança serão adotadas. “A principal delas será o bloqueio de algumas vias bem como a proibição de estacionamento nas ruas por onde a tocha passar. A medida é exigida para evitar possíveis atentados, além de garantir fluidez durante o revezamento”, explica.

A proibição de veículos estacionados no trajeto valerá a partir da meia-noite do dia 15 de julho. “Campo Largo demonstra mais uma vez sua importância no cenário esportivo paranaense. Somos muito honrados em ter esta oportunidade. Nada simboliza melhor os Jogos do que essa tocha. É o momento da emoção, das lágrimas e da comemoração de todo o país. O que mais importa é que cada ser humano que participar do revezamento possa deixar para sua história, para a história da sua cidade, o que pode dar de exemplo, independente de onde venha”, finaliza o prefeito Affonso Portugal Guimarães.

 

Trajeto

A passagem da tocha pelo município acontecerá em duas partes. Na primeira, a largada será dada em frente ao Centro Administrativo Municipal, na Avenida Padre Natal Pigatto, seguindo pela Rua Marechal Deodoro em direção à Praça Getúlio Vargas (Museu). No local, será realizada uma cerimônia.

Findada a primeira parte, a tocha seguirá em direção a Rua Gonçalves Dias, seguindo até a Rua Centenário, passando por um trecho da Quintino Bocaiúva e seguindo em direção às ruas Engenheiro Tourinho, Generoso Marques, Sete de Setembro, Benedito Soares Pinto, João Batista Valões, Xavier da Silva e por fim, a Avenida Desembargador Clotário Portugal.  O trajeto total terá 5,6 quilômetros.