Ação entre trata do planejamento e programas para a resolução de problemas da segurança pública no município.
20/05/2016
Representantes de diversos setores relacionados ao bem-estar e segurança do município se reuniram na manhã desta quinta-feira (19), na sede do Governo Municipal para mais um encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, ação que trata do planejamento e programas para a resolução de problemas da segurança pública no município. No encontro, que contou com a presença de representantes da Prefeitura, Forças Policiais, Poder Judiciário, entre outros, cada órgão ali representado trouxe uma demanda relativa à segurança, demanda esta acompanhada de uma sugestão para a sua solução.
“Incentivamos a todos a darem o melhor de si para que estes projetos se desenvolvam e beneficiem nossa população o mais breve possível, pois as comunidades necessitam de mais segurança. Somente com todas as forças agregadas e trabalhando em conjunto poderão assim suprir tais necessidades”, comentou o prefeito Affonso Portugal Guimarães.
O encontro foi aberto com um dos representantes do Ministério Público presente ratificando o convite a todos sobre a Audiência Pública que acontece no próximo dia 30, na Faculdade CNEC Campo Largo, a partir das 18h.
Foi sugerida também a instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos da cidade. De acordo com a Guarda Municipal, o projeto para isto está sendo levantado, com a previsão de custos, modo operacional e os locais onde elas seriam instaladas. Uma possível parceria com a Associação Comercial de Campo Largo (Acicla) e o Poder Judiciário está prestes a tirar o projeto do papel.
Representantes do Ministério Público falaram sobre uma possível maior e melhor fiscalização com relação ao urbanismo no município, alertando sobre a necessidade do tema e a questão da grande demanda de pessoas morando nas ruas do município, como tratar e agir, entre outros. Os representantes do MP que participaram do encontro foram Hugo Evo Urbano, Bruno Vagaes e Diego Dourado.
Quem também participou do encontro foi o delegado da Polícia Civil no município, Cassiano Aufiero. O oficial compartilhou com os presentes a nova ação que está sendo tomada no órgão. Todo cidadão encaminhado para a Delegacia pela própria polícia ou até mesmo pela Guarda, pessoas que ficam presas ou que são somente suspeitas, entram em um cadastro com registro fotográfico. A ação visa permitir uma maior facilidade em caso de reincidência de ocorrência.
Foi trazido à tona também por parte de algumas autoridades participantes um melhor monitoramento em lugares específicos do município onde ocorrem mais ocorrências, principalmente com relação a assaltos e uso e venda de drogas. Um dos exemplos citados foi o caso da Rua Ema Taner de Andrade, que por conta do tubo do transporte coletivo, é um local com uma incidência de pequenos delitos muito grande. Com o monitoramento, os delitos fatalmente iriam diminuir. “Temos dados que nos mostram quais seriam os melhores lugares. O mapeamento desses pontos nos ajudaria no combate destas mazelas”, comenta o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Paulo Sabim.
Por fim, foi debatido também sobre a instalação de um pátio municipal para veículos apreendidos. O que está sendo estudado hoje é a viabilidade de conseguir juridicamente para que os veículos que estão novamente em frente à delegacia, porque seus donos não foram retirá-los dentro de um prazo estipulado, que estes sejam removidos para este pátio público. Se o dono não se manifestar em um tempo apropriado, o mesmo irá para leilão. O município já possui uma lei própria para a instalação deste pátio.
Além dos citados, participaram do encontro o sub-procurador Renato Celso Beraldo, o comandante da Polícia Militar, Antonio Ilton Alves, os secretários municipais de Políticas sobre Drogas e de Governo, Carlos Weber e Emídio Pianaro, além de representantes da Câmara Municipal de Vereadores, Tiro de Guerra, Conselho Tutelar, Empresa Transpiedade, Polícia Civil, Polícia Militar e Poder Judiciário.