Secretário de Segurança defende o trabalho integrado das guardas municipais dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
17/05/2016
Por Luis Augusto Cabral
O trabalho integrado das guardas municipais dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba é uma das possibilidades, para ampliar o trabalho e a eficácia desses órgãos de segurança pública. O modelo é defendido pelo secretário municipal de Segurança de Campo Largo, Marcos Roberto Leitão (38), que também é comandante da Guarda Municipal, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
“A Guarda Municipal de Campo Largo tem parcerias importantes, tanto com a Polícia Militar do Paraná, através da 3ª Cia. de Campo Largo, quanto com a Polícia Civil, e tem participado de operações conjuntas com esses órgãos da Segurança”, disse Marcos. Para ele, o mais importante é a realização de operações preventivas, com o objetivo de melhorar os níveis de segurança na cidade.
Parcerias
O secretário disse que a Guarda Municipal é uma instituição peculiar, com legislação própria para o funcionamento, com jurisdição na área do Município, “mas pode participar de operações em conjunto com outras guardas municipais, nos municípios vizinhos, e vice-versa”. Além da segurança do patrimônio público municipal, e no policiamento preventivo da cidade, a GM atua na fiscalização do trânsito e em ações ostensivas e repressivas, quando solicitada.
Um dos trabalhos importantes realizados pela GM, segundo o secretário, é a interação com a população, o diálogo constante e a participação nas redes sociais, no trabalho de policiamento preventivo. Marcos destaca pontos importantes da cidade, onde a GM atua com maior intensidade, como a região do Bom Jesus, Centro e Ouro Verde
Câmeras
A reativação das câmeras de monitoramento da cidade é um dos projetos que a Secretaria Municipal de Segurança está perseguindo. O secretário explica que as câmeras atuais estão obsoletas e não poderão ser utilizadas para a integração com a Secretaria de Estado de Segurança. Por isso há a necessidade de substituição dos equipamentos, o que deve ser feito até o início de julho, para a solenidade de passagem da Tocha Olímpica por Campo Largo. Ele disse que está trabalhando para que isso ocorra, e espera conseguir.
Ouvidoria
Marcos destacou, ainda, o trabalho constante da Ouvidoria e da Corregedoria da Guarda Municipal, que trabalham para a manutenção do bom atendimento da população. A Ouvidoria atende pelo telefone 3393-3967, sendo ouvidor o jornalista Carlos Bonsenhor e a Corregedoria funciona no antigo Fórum, na Centenário, e atende pelo telefone 3392-1234, sendo corregedor Elieser Rosa.
A Secretaria Municipal de Segurança, além da GM, tem sob sua jurisdição o Deptran e da Defesa Civil, e através de convênios o Instituto de Identificação, a Junta Militar (Alistamento), e o trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.