25/04/2016
Equipes do COPE e TIGRE negociaram com presos no Cadeião de Campo Largo, por mais de cinco horas para finalizar uma rebelião. Movimentação teve início por volta das 19 horas de domingo (24) e só finalizou por volta dos 30 minutos desta segunda-feira (25).
Inicialmente os presos tentaram manter como refém um carcereiro, que conseguiu escapar. Na sequência uma boa parte dos 71 presos encarcerados no Cadeião se rebelaram e desde então mantiveram um menor como refém e passaram a fazer exigência para soltá-lo.
Policiais militares, Civis e a Guarda Municipal também deram apoio desde o início, cercando a Cadeia para garantir que nenhum preso fugisse, enquanto as equipes do COPE (Centro de Operação Policiais Especiais) e o TIGRE (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) da Polícia Civil negociavam a liberação do menor refém, acompanhados de perto pelo novo Delegado Cassiano Alfiero.
Entre as exigências dos presos, foi pedido a presença de um advogado para acompanhar as negociações, o que acabou ocorrendo já nos primeiros minutos da madrugada, quando o menor foi liberado pelos encarcerados.
Muitos parentes de presos se fizeram presentes em frente da 3ª DRP de Campo Largo, preocupados com o que poderia estar acontecendo no interior das celas, ficando mais aliviados com o fim da rebelião.