08/04/2016
Os moradores de Campo Largo têm até o dia 16 de maio deste ano para aproveitar o desconto de 3% para o pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O desconto vale apenas para o tributo e não é aplicado às taxas, como por exemplo, da contribuição de iluminação pública, emitida juntamente com o imposto.
O contribuinte que optar pelo parcelamento do valor deve efetuar o pagamento da primeira parcela na mesma data, no próprio dia 16 de maio. O valor mínimo de cada parcela é de RS 60. Por exemplo, se o valor do IPTU for de RS 120, o contribuinte só poderá parcelar este valor em duas vezes (2x).
Assim como nos anos anteriores, a entrega dos carnês está sendo realizada pelos Correios. Porém, o contribuinte que não receber o documento pode emitir a guia de pagamento do imposto através da internet.
Para isso, basta acessar o site da Prefeitura, através do endereço www.campolargo.pr.gov.br e clicar na aba “Cidadão”, logo a direita da tela inicial. Em seguida, o interessado deve clicar no link “IPTU” para iniciar o sistema. É necessário ter em mãos o número da inscrição municipal do imóvel. “Esse número aparece no carnê do ano passado. É uma maneira mais fácil e cômoda para o cidadão”, comenta o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias (DRI), Joel Gembarowski.
IPTU 2016
O IPTU deste ano sofreu reajuste de 10,48% em relação a 2015. A correção foi calculada com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), levando em conta o período de dezembro de 2014 a novembro do ano passado.
Para os moradores que não possuem acesso à internet, é possível retirar o carnê diretamente no DRI, que fica no Bloco 10 do Centro Administrativo João Bassani Sobrinho. Ao todo, cerca de 40 mil imóveis estão cadastrados no Departamento.
O não pagamento do IPTU em dia gera, além dos juros de 1% ao mês, multas que variam de 2% a 10% do valor do imposto, além de atualizações monetárias.