Entre os peixes mais consumidos na Semana Santa estão os filés de tilápia, jundiá, pescada e salmão. Veja uma receita de peixe com creme de mandioca.
24/03/2016
Na época de Quaresma aumenta o consumo de peixes por causa da tradição de evitar o consumo de carnes vermelhas. Esse hábito começou no catolicismo em reconhecimento ao sacrifício de Jesus, que segundo a Bíblia Sagrada morreu na cruz em remissão dos pecados da humanidade. Pensando nisso, muitas pessoas já começam a semana pensando em pratos para a Sexta-feira da Paixão.
A dona da Peixaria Rota do Sol, Regiane Tureta, conta que entre os peixes mais consumidos estão os filés de tilápia, jundiá, pescada e salmão, além de postas, frutos do mar e o bacalhau. Os peixes prontos, que só necessitam de aquecimento, também fazem sucesso pela praticidade. ?Há muita saída de peixes sem espinhas, pois os pais querem habituar as crianças a terem uma alimentação saudável e introduzem o alimento desde cedo?, conta. Regiane também diz que a população está consumindo peixe além da Semana Santa. ?Há muita saída de peixes. As pessoas estão mais preocupadas com a alimentação, então consomem mais peixe, já que eles são ricos em proteínas e Omega 3?, explica.
Por trabalhar com produtos congelados, ela dá algumas dicas para observar a qualidade do peixe e a forma correta de descongelamento. ?Primeiramente, deve-se verificar o lugar que vai comprar, se o ambiente é limpo. O consumidor deve estar atento também a cor, aparência e cheiro do produto. Para descongelar sempre colocar em água fria e trocá-la com frequência. O peixe não deve ser mergulhado em água quente ou colocado no micro-ondas para descongelar?, aconselha. Após descongelar, o peixe tem validade de 24 horas.
Receita
Para quem quer incrementar o peixe, Regiane dá uma receita de peixe com creme de mandioca.
Ingredientes: duas xícaras de mandioca cozida; um vidro de leite de coco (200ml); uma colher (sopa) de azeite de dendê; 1 kg de filá de peixe (sem espinhas); três tomates maduros picados; uma cebola grande picada; cheiro verde, sal e pimenta a gosto, queijo ralado e coentro para polvilhar.
Modo de preparo: primeiro tempere o peixe com sal, pimenta e cheiro verde (reserve). Cozinhe a mandioca em água com sal até amaciar. Retire da água e deixe esfriar. Bata no liquidificador com o leite de coco, o azeite de dendê, a pimenta, acrescente o sal se precisar. Em um refratário coloque o peixe já temperado, espalhe a cebola, o tomate e despeje o creme de mandioca por cima. Polvilhe com o queijo e o coentro, leve ao forno pré -quecido por mais ou menos uma hora ou até assar.