Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:49:17
Geral

Chocolate

Nutricionista destaca benefícios do chocolate amargo, que possui propriedades anticarcinogênicas, reduz risco de infarto agudo e ainda ajuda a reduzir o estresse e ansiedade

Chocolate

24/03/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira

Tradicionalmente os ovos de chocolate são as principais opções para presentear na Páscoa. Dar ovos de presente é uma tradição milenar no cristianismo, sendo um símbolo de nascimento. O costume começou com ovos de galinha pintados, vazios, depois começaram a ser recheados com chocolate e então no final do século XIX passaram a comercializar os ovos feitos de chocolate.

São diversas as opções para presentear, principalmente para as crianças, em que os ovos já vêm com brinquedos dentro. Existem os chocolates brancos, ao leite e amargo, sendo que os amargos são os mais saudáveis.

A nutricionista funcional Sinara Ribas explica que o chocolate amargo com mais de 60% de cacau é rico em componentes fenólicos, tendo como principais compostos os taninos e os flavonoides. ?Devido ao seu efeito antioxidante, estudos mostram que o cacau presente no chocolate amargo pode reduzir a incidência de eventos coronarianos, diminuindo o risco de infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL)?, detalha Sinara.

Outro efeito positivo do chocolate amargo para a saúde são as propriedades anticarcinogênicas, relacionadas com a prevenção ou atraso da progressão do câncer. ?Esse alimento também apresenta uma substância chamada triptofano, que aumenta níveis de serotonina o qual ajuda a reduzir estresse e ansiedade, promovendo a sensação de alegria e bem-estar?, completa.

A nutricionista ressalta que quanto maior a quantidade de cacau o chocolate amargo possuir, melhor e mais eficaz será o efeito antioxidante e melhores serão os benefícios para a saúde.