Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:45:31
Geral

Inscrições para o Programa Pró Jovens Urbano são prorrogadas até o próximo dia 15

Inscrições para o Programa Pró Jovens Urbano são prorrogadas até o próximo dia 15

03/03/2016

Foram prorrogadas até o próximo dia 15 de março as matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) em Campo Largo.  Ofertado para pessoas com idade entre 18 e 29 anos e que ainda não concluíram o Ensino Fundamental, o programa é fruto da cooperação entre o município e o Ministério da Educação, que permite aos participantes completarem do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, inclusive com cursos profissionalizantes, tudo isso em 18 meses. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte é que coordena os trabalhos, inédito no município.

“Esta é mais uma oportunidade gratuita para a nossa gente. Sabemos a importância da formação profissional de jovens de baixa renda estar contextualizada ao mercado de trabalho cada vez mais competitivo, permitindo a inserção socioeconômica desta parcela da população. Nosso trabalho é pensando no bem-estar de todos”, comenta o secretário da pasta, Avanir Mastey.

De acordo com a Secretaria, é necessário um número mínimo de 200 inscritos para que a atividade aconteça. “Precisamos deste número de inscritos para que o programa realmente aconteça. Ninguém tem desculpa para não participar. Hoje em dia temos muitas possibilidades de formação para quem avança nos seus estudos, por isso é imprescindível que as pessoas não percam essa oportunidade de concluir seus estudos”, complementa.

A formação completa tem 18 meses de duração. Os jovens que cumprirem a frequência das aulas (no máximo 25% de faltas) e apresentarem todos os trabalhos mensais ainda vão receber uma bolsa de R$ 100,00 para ajuda nos custos. O participante ainda terá a oportunidade de sair diplomado em um curso profissionalizante de Administração.

As aulas serão realizadas no período noturno e tem início no próximo dia 23 do mesmo mês. Haverá ainda uma sala de acolhimento com pedagoga disponível para que os alunos que tenham filhos possam levá-los. Para participar do programa, o interessado deve ser alfabetizado.

“É evidente a importância das grandes conquistas humanas desenvolvidas ao longo dos anos em nossa sociedade, com o objetivo de incluir todos numa sociedade mais justa e democrática. Por isso é primordial elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã”, finaliza o secretário.

Inscrições

Os interessados têm duas opções para realizar sua inscrição. Ela pode ser realizada tanto na no Bloco 03 do Centro Administrativo da Prefeitura, das 13h às 17h, quanto na Escola Reino da Louçinha, das 18h às 22h. Os documentos necessários são CPF, RG e comprovante de residência.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (41) 3291-5120 (das 13h às 17h) e (41) 3292-3974/3555-3749 (das 18h às 22h) – com Josélia.