Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:27:19
Geral

145 anos

Nesse 23 de fevereiro de 2016, Campo Largo comemora o 145º aniversário de um dos mais importantes eventos da sua história.

145 anos
Nesse 23 de fevereiro de 2016, Campo Largo comemora o 145º aniversário de um dos mais importantes eventos da sua história. Nesta data, em 1871, os campo-larguenses conquistaram a Emancipação Política da sua cidade que, ao se desmembrar de Curitiba, tornou-se Município. O evento marcou, para sempre, a História de Campo Largo, que já nasceu como um dos mais importantes municípios do Estado e, ano a ano consolida esta importante posição.
 
Nesta terra de largos campos, à sombra da serra de São Luiz do Purunã, viviam no passado, indígenas das tribos Tinguis e Cabeludos. Os vastos campos e rios com exuberantes matas ciliares, proporcionavam aos silvícolas todos o alimento necessário à sua subsistência. Frutas, caça e pesca eram a base da sua alimentação, até à chegada do homem branco, em busca do ouro farto nas barrancas dos córregos e rios que desciam da serra.
 
História
 
Os primeiros registros oficiais da presença do homem branco, na região de Campo Largo, datam do dia 13 de agosto de 1679, quando Luiz Góes, Antonio Luiz Lanin (o Tigre) e Guilherme Dias Agostinho Figueiredo, foram autorizados pelas minas de São Paulo a explorarem os ribeiros de Ouro de Lavagem no Sertão de Curitiba, e chegaram aos rios Açungui e Verde, onde encontraram o precioso metal.
 
Com o Ouro vieram as famílias dos garimpeiros, floresceu a agricultura, nasceram o comércio e serviços. Eram os primeiros passos para a criação de um povoado, que cresceu e se transformou numa progressista cidade.
 
Nas áreas onde os garimpeiros e seus familiares se fixaram, nasceram vilas, que cresceram e se transformaram em cidades. Campo Largo era um desses aglomerados que cresceram rapidamente, se urbanizaram e se transformaram em pontos de referência. 
 
Nomes históricos de bairros e acidentes geográficos da região, foram dados pelos garimpeiros. Eles “batizaram” muitos rios e localidades de Curitiba e Campo Largo, como: Rio Passaúna, Rio Verde, Rio Itaqui, Campo Comprido, Campo Magro, Campo do Timbotuva, Campo Largo, Bateias, Ouro Fino. São nomes inspirados nas primeiras impressões e pontos de referência para os exploradores.
 
Estrategicamente localizada, Campo Largo, desde o início da colonização, foi ponto de passagem e de pouso de viajantes que, partindo de Curitiba demandavam o interior do Estado, e vice-versa. Dentre os caminhos por eles percorridos, estava a dos Campos Gerais. Esta vereda, cindida em duas, desde o Bugre (estrada velha e estrada nova) pôs em contato Curitiba com o centro do território paranaense.
 
A quem do interior se dirigia a Curitiba ou de Curitiba ao interior, Campo Largo era um ponto certo e conveniente de pouso. Particularmente na região do Cambuí (vegetal que supria de lenha os moradores) os tropeiros armavam ali suas barracas. Ponto magnífico de pouso de tropas, situação topográfica estratégica para um povoado digno depois de subir a freguesia, vila e cidade.
 
Campo Largo tinha em 1870, elementos para ser, por lei provincial do Paraná N.º 219 de 02 de abril, elevado à categoria de Vila, sede do município, que foi instalado solenemente em 23 de fevereiro de 1871.
 
Festa
 
A Prefeitura da Capital Nacional da Louça irá promover no próximo dia 28 (domingo), uma tarde cheia de atrações, espetáculos e atividades para celebrar e animar o público. A festividade, idealizada e promovida com o esforço de todas as secretarias, acontece no Parque Cambuí, a partir das 14h, com entrada totalmente gratuita. Shows nacionais devem ser confirmados no início da semana. 
 
“Nossa cidade comemorando mais um ano de vida, para nós é motivo de festa. Estamos idealizando as atrações pensando em ofertar aos nossos moradores um dia especial, repleto de atrações, espetáculos e atividades, tudo para animá-los”, comenta o prefeito da cidade, Affonso Portugal Guimarães.
 
Serão realizadas diversas atividades esportivas, sorteio de brindes e brinquedos infláveis para as crianças, tudo organizado para que toda a família campo-larguense tenha uma tarde agradável e inesquecível.
 
De acordo com a organização, novas atrações devem ser confirmadas nos próximos dias, tudo com a intenção de promover um dia extenso e alegre.
 
As festividades são uma realização da Prefeitura de Campo Largo em conjunto com a Rádio Massa FM. A Companhia Campo-Larguense de Energia (COCEL) apoia o evento.