Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:22:11
Geral

Estão abertas as inscrições para o Prouni

Estão abertas as inscrições para o Prouni

19/01/2016

Começaram na terça-feira (19) as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos). O prazo para se inscrever é até as 23h59 do dia 22 de janeiro (sexta-feira) e o resultado para os aprovados na primeira chamada já sai na segunda-feira (25).

O aluno interessado em participar do programa ofertado pelo governo federal deve ter participado do Enem 2015, ter obtido no mínimo 450 pontos nas notas do exame e não ter zerado a redação. Poderão se inscrever estudantes que frequentaram a escola pública ou que tiveram bolsa integral em colégios particulares; estudantes com deficiência e professores da rede púbica de ensino, que estejam exercendo a profissão na educação básica e integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. No último caso, não será preciso comprovar renda.

Para as bolsas integrais, o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 880) e as bolsas parciais (50%) serão concedidas para aqueles que comprovarem até três salários mínimos por pessoa.

Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), são ofertadas 203.602 bolsas em 30.931 cursos – 382 cursos a mais que em 2015, apesar do número de vagas ter sofrido um corte de 4% (9.511 a menos que no ano passado). Em Campo Largo, são ofertadas vagas em 12 cursos nas instituições Centro Universitário Internacional (Uninter) e Universidade Paulista (UNIP).

Para se inscrever acesse o site: http://prounialuno.mec.gov.br/

 

Entenda o que é Fies, Prouni e Sisu

O Fundo de Financiamento Estudantil permite que o estudante que tenha participado do Enem até 2010 consiga financiar os estudos, desde que comprove renda de até 2,5 salários mínimos mensal por pessoa.

O Prouni consiste na oferta de bolsas integrais e parciais para alunos de baixa renda. O pagamento destas mensalidades é feito através de renúncia fiscal de tributos, que deveriam ser pagas pelas universidades participantes. Também é necessária a comprovação de renda para a concessão da bolsa.

Já através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as universidades públicas selecionam alunos vindos de escolas públicas ou particulares por meio da nota do ENEM.

Para participar de um dos três programas é exigido que o aluno tenha notas superiores a 450 pontos no exame e não tenha zerado a redação.